Blog do São Paulo
·27 December 2025
Os piores erros de arbitragem de 2025

In partnership with
Yahoo sportsBlog do São Paulo
·27 December 2025

Siga o canal SÃO PAULO FC – NOTÍCIAS no WhatsApp: https://l1nk.dev/whatsappgrupospfc

Os piores erros de arbitragem de 2025
PIOR DE TODOS
O pior erro de arbitragem é o pênalti não marcado em Gonzalo Tapia no clássico São Paulo 2 x 3 Palmeiras, pelo Brasileirão 2025, considerado pelo público e especialistas como o pior erro de arbitragem do ano, com Ramon Abatti Abel como árbitro de campo e Ilbert Estevam da Silva no VAR.
O lance aconteceu aos 6 minutos do 2º tempo, quando o São Paulo vencia por 2 a 0, no Morumbis. Allan escorregou e derrubou Tapia dentro da área do Palmeiras, com toque claro e queda do atacante, mas Ramon Abatti Abel entendeu que foi acidental e não marcou pênalti.
O VAR (Ilbert Estevam da Silva) não pediu revisão e manteve a decisão de campo, mesmo com a reclamação do São Paulo e imagens que mostram o toque e a queda.
Em enquete do ge, o lance foi eleito o pior erro de arbitragem do Brasileirão 2025, com 45,55% dos votos do público. A CBF reconheceu posteriormente que houve erro na não marcação do pênalti, e o STJD suspendeu Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva por 40 dias por “deixar de cumprir as regras da modalidade”. O São Paulo emitiu nota oficial classificando o lance como “o mais escandaloso equívoco” e “prejuízo esportivo grave”, já que o Palmeiras virou o jogo para 3 a 2.
Podemos citar a não expulsão de Gomez, de Andreas e outras bizarrices do mesmo jogo mas este já é estúpido o suficiente.
Segundo pior erro: O erro de arbitragem envolvendo Vitor Roque na semifinal do Paulistão 2025 foi o pênalti marcado a favor do Palmeiras contra o São Paulo, no Allianz Parque, que a própria Federação Paulista de Futebol (FPF) reconheceu como erro e que gerou enorme polêmica no futebol brasileiro.









































