oGol.com.br
·20 February 2026
Philippe Coutinho assina rescisão e deixa o Vasco

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·20 February 2026

Philippe Coutinho já havia confirmado seu pedido para deixar o Vasco, mas agora a saída é oficial. O Cruzmaltino anunciou nesta sexta-feira, 20, que as partes assinaram um acordo para rescisão contratual amigável e a cria da base não joga mais pelo clube.
Por meio de nota oficial o Vasco afirmou que as partes chegaram a um acordo amigável após "diálogo respeito e transparente" e elogiou a postura do jogador neste seu retorno ao clube.
"Revelado em São Januário e formado nas categorias de base do Vasco, Coutinho sempre carregou consigo a identidade vascaína ao longo de sua trajetória no futebol mundial. Em seu retorno ao clube que o projetou, demonstrou profissionalismo, dedicação e profundo respeito pela instituição, honrando a camisa em todos os momentos em que esteve em campo. O Vasco da Gama agradece ao atleta por todo o comprometimento demonstrado ao longo deste período", diz nota.
Coutinho pediu para deixar o Vasco no início desta semana. O meia alegou estar cansado mentalmente (leia nota de despedida) e que precisou deixar a partida contra o Volta Redonda durante o intervalo para priorizar a sua saúde mental. No episódio citado, Coutinho foi um dos jogadores vaiados na derrota parcial em São Januário.
Anteriormente, Coutinho tinha vínculo com o Vasco até junho deste ano, mas já havia iniciado as conversas para uma renovação, com a intenção de estender essa relação pelo menos até o fim do ano.
De volta ao Vasco em 2024, atuou em 81 partidas com 17 gols e sete assistências.









































