Portal dos Dragões
·17 December 2025
Presidentes da Liga Portugal e da La Liga espanhola não fecham porta a uma Taça Ibérica

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·17 December 2025

Reinaldo Teixeira e Javier Tebas, presidentes, respetivamente, da Liga Portugal e da LaLiga espanhola, reuniram-se esta terça‑feira no Porto para reforçar o protocolo de colaboração entre os dois organismos. Em discussão esteve também a possibilidade de criar uma Taça Ibérica, proposta há alguns meses pelo presidente do FC Porto, André Villas-Boas.
“Organizar um torneio assim, com equipas de grande nível, é complicado devido ao calendário competitivo que existe. Mas não fechamos a porta”, garantiu Javier Tebas.
Reinaldo Teixeira destacou a vontade comum de ambos os presidentes e das respetivas ligas em avançar com competições que valorizem os dois campeonatos, ressalvando, no entanto, as limitações impostas pelo calendário e a necessidade de não sobrecarregar equipas já envolvidas em competições europeias: “De ambos os presidentes e Ligas existe a vontade de ter competições que valorizem ambas as Ligas. Naturalmente, carece de calendário, de não sobrecarregar equipas que já têm competições europeias. Compromisso e vontade existem. Quando houver a oportunidade de acontecer, faremos acontecer. Dizer coisas que depois não acontecem não faz parte do nosso princípio”, acrescentou Reinaldo Teixeira.
O presidente da Liga Portugal fez ainda um ponto de situação sobre a centralização dos direitos de transmissão da I Liga portuguesa, sublinhando o trabalho em curso para alcançar um acordo que beneficie todos os intervenientes: “Diria que estamos no intervalo para depois marcarmos a assembleia, que acreditamos que vai acontecer com sucesso para todos. Como o presidente Tebas disse, e bem, não dá para entender como todas as ligas têm a centralização e a portuguesa não. Se isso não fosse bom, a maioria das ligas de referência não a teria. A nós, Liga Portugal, compete-nos prometer muito trabalho e dedicação em promover todas as competições e o produto que vamos, no fundo, vender, para que se consiga um valor superior e que todos ganhem mais ou pelo menos que ninguém perca e alguns ganhem muito mais”, sublinhou.









































