Previsível até na Europa | OneFootball

Previsível até na Europa | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·29 January 2026

Previsível até na Europa

Article image:Previsível até na Europa

'Previsibilidade' e 'FC Porto' parecem andar de mãos dadas em 2025/26 e tal até pode ser considerado um elogio para a formação azul e branca. Além de liderar de forma isolada em Portugal, os dragões cumpriram com as suas 'obrigações' na Liga Europa - tal como era previsível - e garantiram, esta quarta-feira, o passaporte para os oitavos da prova, com uma vitória por 3-1 frente ao Rangers.

A turma orientada por Francesco Farioli evita, assim, dois jogos extra no já apertado calendário e termina a fase de liga europeia como uma das oito melhores equipas em prova. Resta, agora, saber até onde pode este FC Porto chegar.


OneFootball Videos


Remontada à boleia do ouro da casa

Após adiar a confirmação da presença nos oitavos para a última jornada da prova, esperava-se que o FC Porto dominasse e entrasse a todo o gás frente ao Rangers - que chegou à Invicta sem nada a perder, mas também sem nada a ganhar, face ao afastamento precoce da Liga Europa. Tal não se confirmou - pelo menos nos instantes iniciais, caro leitor.

Certo é que a turma orientada por Francesco Farioli pecou no arranque do confronto, quiçá devido a algum nervosismo, permitindo a que o emblema escocês inaugurasse cedo o marcador. Quando o relógio de Jasper Vergoote marcava seis minutos, Djeidi Gassama apareceu completamente solto na área portista e aproveitou o cruzamento de Findlay Curtis para abrir as hostilidades - Kiwior, Bednarek e Diogo Costa ficaram muito mal vistos na fotografia.

A desvantagem madrugadora não vergou as ambições do líder isolado da I Liga, que fez do Dragão a sua fortaleza e aproveitou o apoio dos milhares de adeptos para dar a volta ao jogo. O empate surgiu aos 27 minutos, fruto de um movimento poético do menino de ouro Rodrigo Mora - o camisola '86' iniciou o contra-ataque com um toque delicioso e apareceu em zona de tiro para finalizar a jogada, aproveitando a confusão no interior da área para marcar.

O brilhantismo do jovem Mora conferiu alento aos aficionados dos dragões, que puxavam afincadamente pela sua equipa. Volvidos cerca de dez minutos, eis o segundo da formação lusa, que surgiu de forma um pouco inusitada. Bednarek lançou na profundidade, tendo as costas da linha defensiva adversária como alvo, o que levou a um desentendimento entre James Tavernier e Jack Butland. Francisco Moura não se fez de rogado e atirou a contar.

Marcar, recuar e resguardar: a receita para o sucesso azul e branco

Galvanizado pelo resultado, o conjunto da Invicta carregou ainda mais, em busca do golo da tranquilidade, que surgiu pouco depois. Aos 42 minutos, William Gomes enviou o esférico para o interior da área, na sequência de um canto, e 'assistiu' Emmanuel Fernandez, já que o central dos forasteiros desviou o esférico para o interior da própria baliza. 3-1 no marcador e um FC Porto muito, mas muito mais tranquilo.

O segundo tempo trouxe um clima diferente no Estádio Dragão. A euforia deu lugar a uma ligeira apatia, própria de quem apostou mais em manter o resultado e resguardar a vantagem do que em dilatar e alcançar um triunfo mais expressivo.

Desta feita, o Rangers arrancou a segunda metade com mais protagonismo, posse e até mais assertividade. O gigante da Escócia foi dono e senhor da bola durante largos minutos, mas foi incapaz de ferir os dragões, que, como sempre - aí está a tal previsibilidade - deixaram o adversário jogar e apostaram na coesão defensiva para impedir aproximações à baliza defendida por Diogo Costa.

Aliás, um remate em arco de Pepê, aos 78 minutos, acabou por ser uma das únicas oportunidades de perigo dos azuis e brancos, que demonstraram desde o golo de Mora bastante tranquilidade. Contas feitas e sem qualquer alteração no resultado a ser registada no tempo regulamentar, o FC Porto marca presença nos oitavos da Liga Europa e evita riscos desnecesssários no play-off!

Análise dos Jogadores: Notas e Avaliação

Rodrigo Mora (FC Porto): cada vez mais completo - tal como o próprio assumiu na conferência de antevisão, o camisola '86' dos dragões fez uma exibição de encher o olho, mostrando-se bastante completo no cenário ofensivo, com dribles, passes a rasgar e decisões certeiras que o tornaram o melhor em campo para o zerozero.

Jakub Kiwior (FC Porto): certo é que o central polaco acaba por ter culpa maior no lance que originou o golo adversário, mas Kiwior acabou por ser bastante importante para o FC Porto, principalmente no segundo tempo, ao lado de Bednarek na muralha polaca dos dragões. Seguro, confortável perante a pressão e senhor de passes tranquilizantes, o ex-Arsenal somou mais uma exibição positiva para o seu currículo.

Jan Bednarek (FC Porto): 'autor' do terceiro golos dos dragões, o central polaco voltou a mostrar a sua figura autoritária no centro da linha defensiva azul e branco. Apesar da postura passiva no golo do Rangers, o experiente defesa esteve sólido durante o resto da partida e foi importante na conquista da vantagem no primeiro tempo. 

O árbitro

Jasper Vergoote apresentou uma arbitragem algo inconstante durante toda a partida, apitando, por vezes, de forma desmedida e sem manter algum critério válido para lances com abordagens distintas. O juiz belga não apresentou, porém, erros crassos em lances capitais, mas podia ter mantido o ritmo de jogo mais fluído e apelativo. Aceita-se a decisão no corte duro sobre Pepê, já que o atleta da turma escocesa acerta na bola antes de derrubar o extremo brasileiro.

Incidentes: O filme do jogo

Article image:Previsível até na Europa

Onze do FC Porto:

Diogo Costa, Alberto Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Francisco Moura, Alan Varela, Rodrigo Mora, Victor Froholdt, William Gomes, Samu, Pepê

Article image:Previsível até na Europa

Onze do Rangers:

Jack Butland, James Tavernier, Emmanuel Fernandez, Nasser Djiga, Max Aarons, Jayden Meghoma, Mohammed Diomandé, Nicolas Raskin, Djeidi Gassama, Youssef Chermiti, Findlay Curtis

Article image:Previsível até na Europa

A 50 minutos do início, o Estádio do Dragão tem as bancadas completamente despidas

1':

Article image:Previsível até na Europa

Começou a partida

6':

Article image:Previsível até na Europa

GOLO Rangers! Djeidi Gassama marca

Djeidi Gassama marca o seu 2º golo na prova (8 jogos)

Na tal saída curta, Kiwior entrega mal a bola, que era para Francisco Moura, oferecendo a mesma a Tavernier. O experiente lateral direito coloca o esférico em Findlay Curtis, que encontra Djeidi Gassama absolutamente solto de marcação na área. De cabeça, o avançado não desperdiça, abrindo o marcador

11':

Article image:Previsível até na Europa

Ambiente fantástico no Estádio do Dragão! O FC Porto entrou muito passivo, principalmente nas transições defensivas, e o golo madrugador 'acordou' os milhares de adeptos do Rangers, que ainda não pararam de apoiar a equipa! Jogo quentinho na cidade Invicta!

20':

Article image:Previsível até na Europa

Fruto dos outros resultados, neste momento, o cenário de empate não coloca o FC Porto dentro do top-8 da Liga Europa

27':

Article image:Previsível até na Europa

GOLO FC Porto! Rodrigo Mora marca

Rodrigo Mora marca o seu 2º golo na prova (7 jogos) Rodrigo Mora marcou o seu 15º golo na equipa (63 jogos)

Após Rodrigo Mora iniciar o contra-ataque com um toque delicioso, William Gomes

abre a lata

pela direita, tenta entrar na área e um corte defeituoso da defensiva contrária coloca a bola nos pés de Mora. O médio do FC Porto, no centro de alguma confusão, remata para golo!

36':

Article image:Previsível até na Europa

GOLO FC Porto! Francisco Moura marca

Francisco Moura marca o seu 1º golo na prova (6 jogos) Francisco Moura marcou o seu 7º golo na equipa (66 jogos)

Bem, que golo inusitado do FC Porto! Bednarek lança uma bola longa nas costas da defensiva adversária e, quando o lance parecia controlado por James Tavernier, Jack Butland choca com o colega e oferece uma prenda a Francisco Moura

42':

Article image:Previsível até na Europa

GOLO FC Porto: Emmanuel Fernandez marca na própria baliza!

William Gomes cruza ao primeiro poste e, numa altura em que Bednarek se preparava para cabecear, Emmanuel Fernandez coloca a bola na própria baliza!

Intervalo:

Article image:Previsível até na Europa

Após uma entrada muito abaixo do esperado, o FC Porto conseguiu reagir rapidamente, chegando à remontada em poucos minutos. As transições ofensivas dos dragões têm sido um autêntico veneno para a defensiva do Rangers. Bela partida de Rodrigo Mora até ao momento!

60':

Article image:Previsível até na Europa

A vencer por 3-1, os dragões parecem ser ter a partida praticamente controlada, estando algo confortáveis com bola. O Rangers, à procura de um resultado melhor, tenta lançar a equipa para a frente

63':

Article image:Previsível até na Europa

Rangers: Nicolas Raskin

, surpreendentemente, arma um remate de muito longe e obriga Diogo Costa a uma bela defesa. Canto para os escoceses

72':

Article image:Previsível até na Europa

O FC Porto vai-se protegendo com uma linha defensiva mais baixa, oferecendo a posse de bola ao emblema adversário. Desta forma, os portistas arranjaram conforto para gerir o resultado e a condição física. Pablo Rosario entrou, precisamente, para colocar um tampão no meio-campo dos anfitriões

84':

Article image:Previsível até na Europa

Não parecem existir grandes dúvidas de que o FC Porto vai vencer a partida e conseguir o apuramento direto

85':

Article image:Previsível até na Europa

FC Porto: Pepê

tem uma grande oportunidade nos pés para fazer o 4-1, mas atira fraco e à figura de Jack Butland

90 +3':

Article image:Previsível até na Europa

O árbitro apita para o final da partida

Fim de Jogo:

Article image:Previsível até na Europa

Depois de alcançar uma vantagem algo confortável no primeiro tempo, o FC Porto soube resguardar a vantagem de forma eficaz, evitando percalços desnecessários, fazendo da consistência defensiva a sua maior arma para o segundo tempo. O Rangers continuou algo apagado, mesmo tendo mais posse no desenrolar da partida, e os dragões terminaram, assim, a fase de liga com mais uma vitória caseira.

Melhor em campo:

Article image:Previsível até na Europa

Rodrigo Mora (FCP) foi, para a redação do

zerozero

, o melhor jogador em campo.

Fim de Jogo:

Article image:Previsível até na Europa

Nos oitavos, o FC Porto poderá defrontar o Stuttgart, Ferencvaros, Celtic ou Ludogorets

View publisher imprint