Zerozero
·22 September 2025
Rafael Leão assinou pelo Benfica, mas deixaram-no «pendurado»: «Rui Costa pediu desculpa»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·22 September 2025
Rafael Leão, avançado do AC Milan, esteve muito próximo de jogar pelo SL Benfica quando tinha apenas oito anos. Durante o seu percurso de formação, acabou por ingressar no Sporting CP, decisão tomada mediante uma promessa falhada dos encarnados.
«Assinei pelo Benfica, mas como o meu pai naquela altura não tinha carro, eu não tinha como ir para o treino. O Benfica disse 'não se preocupe, assine o contrato que nós temos uma carrinha para levar o seu filho da escola para o treino'», recordou o avançado no podcast SayLessGlobal.
No entanto, essa promessa das águias nunca chegou a concretizar-se
«Fiquei à espera da tal carrinha. A carrinha não veio. No segundo e terceiro dias, igual. Nem cheguei a fazer um treino. Foi aí que decidimos assinar pelo Sporting», recordou Leão.
Leão acabou por fazer toda a formação nos leões, estreando-se pela equipa principal na época 2017/18, temporada em que rescindiria contrato após a invasão à Academia de Alcochete.
No mesmo podcast, Rafael Leão contou que o pai esteve recentemente com o presidente do SL Benfica, Rui Costa.
«Começaram a rir-se. 'Peço desculpa pelo que aconteceu ao seu filho, por não termos ido buscá-lo'», terá dito o atual presidente do Benfica ao progenitor de Leão.
Atualmente, Rafael é avançado do AC Milan, equipa onde permanece desde 2019.
Antes, jogou uma época no Lille, após deixar o Sporting CP, onde fez apenas cinco jogos pela equipa principal. Pela Seleção Nacional, Leão já contabiliza 40 jogos e cinco golos, incluindo as presenças no Mundial de 2022 e no Europeu de 2024.