Zerozero
·27 January 2026
Rui Borges e jogo em Bilbao: «O sonho é ganhar amanhã»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·27 January 2026

Em antevisão ao último jogo da Fase de Liga da Liga dos Campeões, Rui Borges referiu que, antes de pensar na próxima fase, o grande objetivo está em vencer o próximo jogo.
Recorde-se, caro leitor, que os leões, já tendo o acesso ao playoff assegurado, ainda se poderão apurar diretamente para os oitavos, tendo de bater o Athletic Bilbao e esperar por uma conjugação de resultados.
Sporting nunca venceu em Espanha: «Esses dados ultrapassam-me. Acho que nunca defrontei nenhuma equipa espanhola. Estou focado no que podemos fazer amanhã. Queremos fazer algo que vai ficar marcado na história do clube, que é ficar nos oito primeiros. Vamos defrontar uma equipa com uma imagem muito própria, sabemos de todas as dificuldades. Vamos com ambição e vontade para fazer o nosso melhor. Depois veremos qual é a consequência de fazermos o nosso melhor.»
Estratégia do Sporting: «Vamos ser iguais a nós próprios. Pressionantes. E quando não o formos, é porque a outra equipa conseguiu empurrar-nos para trás. Faz parte da qualidade do adversário. Não fugimos à nossa identidade. Em termos estratégicos, aqui ou ali, vamos mudando algumas coisas. Respeitamos sempre quem está do outro lado, ainda que não estejam tão bem quanto é o costume. Têm individualidades ótimas, internacionais espanhóis que fazem a diferença.»
Vontade de chegar aos oitavos de forma direta: «Quando não ganhamos, ficamos sempre aborrecidos. Mas estamos muito orgulhosos do trajeto da equipa, perante todas as grandes equipas que já defrontámos. Queremos ser melhores e mais fortes. Em termos de calendário, era ótimo não termos de jogar o playoff, para controlarmos algum excesso de carga. Não pensamos nisso, só queremos ganhar.»
Sonho em chegar aos oitavos: «O sonho é ganhar amanhã. Não vou mudar o meu discurso. O nosso caminho é defrontar o Athletic, uma grande equipa. Se conseguirmos ultrapassar este adversário, veremos as consequências disso.»
Zeno Debast, Quaresma e Diomande: «O Ousmane [Diomande] continua à procura de recuperar os índices físicos. O Eduardo Quaresma quer treinar e estar disponível para o treinador, deixa-me feliz. Está super motivado para ajudar, queria jogar. Quando se lesionou, disse querer jogar no próximo jogo. Veremos a adaptação à máscara. Há muitos jogadores que jogam com a máscara, é algo natural. O Debast foi melhor ficar de fora pelo problema que teve.»
Afirmação da equipa na Liga dos Campeões: «O primeiro jogo que ganhamos frente ao Kairat foi a primeira demonstração de que nos íamos afirmar. A humildade com que jogamos. Eles sabem a competição que disputamos. Depois também há a ambição da equipa. Sabem que representam um grande clube e dignificam-no da melhor maneira.»
Evolução da carreira de Rui Borges: «Quando estava a treinar o Mirandela era mais magro, tinha menos brancas. Estava a começar. A evolução faz parte. O crescimento deve ter sido bom, porque chegámos ao Sporting. Há sete ou oito anos, ninguém diria que estaríamos no Sporting a disputar Liga dos Campeões. Cada clube onde passámos foi muito importante para o nosso crescimento. Estou agradecido a todos eles. Tudo começou quando eu tinha 26, quando treinei formação do SC Mirandela, passando por todos os escalões, dos sub-7 aos sub-19.»









































