Gazeta Esportiva.com
·3 December 2025
Santos busca aproveitar fragilidade defensiva do Juventude para respirar contra o Z4

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·3 December 2025

O Santos encara um compromisso decisivo para a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. O Peixe visita o já rebaixado Juventude nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), pela 37ª e penúltima rodada do torneio nacional.
O Alvinegro Praiano terá pela frente um adversário fragilizado, tanto animicamente como em termos de números apresentados na atual edição do Brasileiro. O Jaconero chega ao confronto já rebaixado e, na próxima temporada, voltará a disputar a Série B após quatro anos.
Apesar da arrancada nos últimos meses, o Juventude não conseguiu se manter na elite do Brasileirão. Até o momento, a campanha do clube gaúcho é de nove vitórias, sete empates e 20 derrotas, o que totaliza um aproveitamento de apenas 31,4%. Para efeito de comparação, o aproveitamento do Santos é de 37,9%.
O Peixe, ainda por cima, enfrentará a segunda pior defesa da Série A do Campeonato Brasileiro. O Juventude sofreu 65 gols em 36 partidas e fica atrás apenas do lanterna Sport, que sofreu 69. O time gaúcho não foi vazado em apenas dois dos últimos dez jogos e levou quatro do Palmeiras, por exemplo.
O Santos também tenta tirar proveito da campanha ruim do Juventude em casa na competição de pontos corridos. O Jaconero é o segundo pior mandante do Brasileirão, com seis vitórias, cinco empates e sete derrotas, somando um aproveitamento de 42,5%. Foram 21 gols marcados e 23 sofridos.
No último encontro entre as equipes, vale lembrar, o Alvinegro Praiano conseguiu furar a retranca do Juventude. Em duelo válido pela 18ª rodada, o time santista venceu o rival por 3 a 1, no Morumbis, graças a dois gols de Neymar e um de Barreal.
A expectativa, agora, é que o Santos possa fazer o mesmo no confronto desta quarta-feira. O Peixe terá praticamente todo o elenco à disposição. As exceções são o atacante Tiquinho Soares (dores no joelho esquerdo) e o lateral esquerdo Escobar (lesão muscular na coxa esquerda).
A resposta para esta pergunta é não. No entanto, uma vitória diante do Juventude certamente faria o Santos respirar na briga contra o rebaixamento. O elenco chegaria mais leve para a última rodada, na qual enfrentará o terceiro colocado Cruzeiro, na Vila Belmiro. Os ingressos já estão esgotados.
O Santos figura na 16ª colocação da tabela, com 41 pontos. A equipe tem a mesma pontuação do Inter, que abre o Z4, mas fica atrás pela diferença mínima no saldo de gols — o Peixe tem -11, enquanto o Colorado tem -12.
Até o início da 36ª rodada, o time santista tinha 51,4% de chances de rebaixamento, segundo dados da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Já a probabilidade de queda do Internacional é de 40,8%. Equipes como Grêmio, Corinthians, Vasco, Atlético-MG, Red Bull Bragantino, Ceará, Vitória e Fortaleza também têm chances de cair.
A definição dos quatro rebaixados, portanto, ficará para a última rodada. Fato é que, se vencer o Juventude, o Santos chegará aos 44 pontos e se aproximará da permanência na Série A. O Alvinegro Praiano ainda torce tropeços de Inter, que pega o São Paulo; de Vitória, que encara o Red Bull Bragantino; de Fortaleza, que recebe o Corinthians; e de Ceará, que enfrenta o líder Flamengo.









































