SIC fala de racismo, mas “esquece” casos com jogadores do Benfica | OneFootball

SIC fala de racismo, mas “esquece” casos com jogadores do Benfica | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Hugogil.pt

Hugogil.pt

·19 February 2026

SIC fala de racismo, mas “esquece” casos com jogadores do Benfica

Article image:SIC fala de racismo, mas “esquece” casos com jogadores do Benfica

A SIC decidiu hoje lançar um artigo sobre racismo no desporto. Lembrou casos muito falados lá fora e recordou alguns em Portugal. Diz o autor, Rafael Carvalho Ferreira, que os que mais marcaram o desporto em Portugal foram Hulk e Marega.

Numa rápida leitura, percebe-se o padrão, quando é para falar do Benfica é para criticar e atacar, quando é para falar de FC Porto e Sporting entra em modo fofinho e supostamente imparcial. Mas nem vou discutir carreiras e agendas, porque o grave está noutro lado.


OneFootball Videos


Article image:SIC fala de racismo, mas “esquece” casos com jogadores do Benfica

Rafael, faltaram-te nomes. Nelson Semedo foi alvo de insultos racistas, e ainda levou com a conversa da “medalha de lata” do “o cliente tem sempre razão”. Renato Sanches foi atacado durante meses, com uma campanha que qualquer pessoa decente reconhece como desumanizante. E mais recente, em 2022, no Rio Ave vs Benfica B, Sandro Cruz foi alvo de insultos racistas no Estádio dos Arcos, e o caso acabou numa multa de 890 euros.

Fora do futebol, e também em Portugal, Ivan Almeida denunciou insultos racistas no Dragão Arena, em maio de 2024. Isto não foi “há muitos anos”, foi ontem.

Portanto, ou o Rafael teve iniciativa, ou mandaram-lhe fazer o artigo, mas “esqueceu-se” de casos que tinham um ponto em comum, os jogadores representavam o Benfica na altura. Num momento em que era importante mostrar equilíbrio e verdade, escolheu apagar o que não convém. Isto não é descuido, é opção. Mau jornalismo existe em todo o lado, aqui é simplesmente nojento.

View publisher imprint