Central do Timão
·16 February 2026
Técnico do Corinthians fala sobre lesão de atacante, elogia volante e projeta sequência difícil na temporada

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·16 February 2026

Na noite deste domingo (15), o Corinthians enfrentou o São Bernardo FC, no Estádio Primeiro de Maio, pela oitava e última rodada do Paulistão e venceu pelo placar de 1 x 0, com gol marcado pelo volante André. Após a partida, o técnico Dorival Júnior falou sobre a classificação, elogiou o meio-campista autor do tento da vitória, mas pontuou que a equipe não chega em suas melhores condições para as quartas de final.
“Eu acho que foi uma classificação difícil, porém a equipe jogou com uma entrega muito grande, procurou se impor dentro da partida, mesmo não tendo a escalação teoricamente titular, mas foi uma equipe que manteve a mesma postura que a nossa equipe principal vem buscando desenvolver dentro de cada partida”, iniciou o treinador em entrevista coletiva.

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
“Eu fico feliz com isso, porque é você dar oportunidades a jovens valores que vêm nos dando uma resposta muito importante. Mais uma vez o André fez um gol, um belíssimo gol, vem chamando atenção pelas suas atuações, não especificamente e apenas pelos gols, mas muito pela maneira como ele vem se comportando com poucos jogos na equipe principal, mas já passando a impressão de ser um jogador com uma vivência, com um histórico dentro da equipe. Eu acho que isso é um fato que chama atenção e eu espero que ele mantenha essa postura”, prosseguiu Dorival.
“(A equipe) não chega no melhor momento. Nós estamos costurando a todo momento por isso, que é a necessidade de nós entrarmos com a escalação que nós entramos hoje, fugindo um pouco daquele contexto, até porque dois dias e meio depois nós estaremos novamente em campo e dois dias e meio depois estaremos jogando aí uma fase decisiva de Campeonato Paulista. Então, é muito complicado para nós que estamos aqui desse lado, essa sequência de jogos, misturando competições, competições importantes, que você tem que pontuar, ao mesmo tempo que você não pode abrir mão do jogo seguinte”, continuou.
“Um pouco diferente das outras equipes, que vem se preparando unicamente para a partida jogada, como foi o caso hoje da equipe do São Bernardo, que não atuou no meio de semana, nós tivemos um jogo muito desgastante com o Red Bull Bragantino. Então, é para vocês verem que a gente vai se reconstruindo a cada momento, a cada rodada, a cada partida. Naturalmente, chegando amanhã e observando aqueles que estão dentro do departamento médico, sem possibilidades de estarem aptos para a partida seguinte. É dessa forma que a gente vai procurando manter e refazer a equipe para os próximos compromissos”, completou o treinador.
Dorival Júnior também falou sobre a lesão de Yuri Alberto e adotou um tom de pessimismo neste primeiro momento. Aos 43 minutos, o atacante deu um pique no setor ofensivo e colocou a mão na parte posterior da coxa esquerda. Na sequência, o camisa 9 precisou ser retirado do gramado de maca e foi para o vestiário aos prantos.
“É muito recente, né. Apenas é uma ideia daquilo que foi passado pelo médico, mas com certeza é uma lesão na posterior, o grau não dá para ter uma noção mais segura, infelizmente, mais uma vez estamos perdendo o Yuri em um momento muito importante de uma competição. Por isso que eu venho falando com frequência a respeito de um elenco com mais opções para que a gente possa ter um desenvolvimento da equipe e uma troca natural de um profissional por outro.”, comentou Dorival.
Depois de enfrentar o São Bernardo, fora de casa, pelo estadual, o Corinthians retoma o foco para o Campeonato Brasileiro. Na próxima quinta-feira (19), às 19h30, o Alvinegro visitará o Athletico-PR, na Arena da Baixada, em jogo atrasado da segunda rodada da competição nacional. No Paulistão, o Timão enfrentará a Portuguesa nas quartas de final.
Confira outras falas de Dorival Júnior na coletiva de imprensa após São Bernardo x Corinthians:
O rápido retorno de André à equipe após uma lesão no tornozelo surpreendeu?
“Surpreendeu. Foi importante o retorno. Só o liberamos quando tivemos a certeza e a segurança que ele poderia estar apto a treinamentos. Eu acho que isso daí é um fato importante. Nós estamos tendo todo o cuidado possível para que não haja uma nova lesão em cima da lesão anterior. Eu acho que isso daí dificulta ainda mais a recuperação de um atleta. Nem sempre a gente consegue ter as decisões pontuais de cada atleta, até porque você não conhece a fundo todo mundo. Mas no caso do André, eu acho que foi um trabalho muito bem elaborado e o retorno bem trabalhado para que ele pudesse estar em condições hoje. Fico feliz de estar vendo esse garoto desenvolver com qualidades, um futebol que vem chamando a atenção. Sinto nele um garoto bem humilde, bem tranquilo, bem equilibrado e que tem potencial de crescimento ainda muito grande.”
Qual o impacto de ter uma partida contra o Athletico-PR em um gramado sintético dias antes das quartas de final do Paulistão diante do Palmeiras?
“É muito simples, a Portuguesa vai ter a semana toda para trabalhar, nós jogaremos na quinta-feira, chegaremos de madrugada no centro de treinamento, vamos buscar uma recuperação na sexta, no sábado, para que no domingo nós estejamos em condições de estarmos com a equipe em campo. O jogador não é máquina. Aqui não é uma reclamação, está definido, e a gente tem que aceitar e temos que fazer o melhor para que possamos ter os melhores em campo. Quem serão? Não dá para saber. Não sei se teremos toda a equipe recuperada da partida do Athletico para a partida com a Portuguesa. Então, nós temos que aguardar cada momento, cada rodada, e, de repente, desenhar aquilo que nós temos de melhor”
Memphis e Gustavo Henrique ficaram fora da lista de relacionados para serem poupados ou tiveram algum problema físico?
“Não, os dois (Gustavo Henrique e Memphis) saíram para treinamentos, assim como já aconteceu com o Hugo, com o Gabriel (Paulista), vai acontecer futuramente, aconteceria com o Matheus (Pereira), caso ele não tivesse tomado o terceiro cartão amarelo, ele também, nessa rodada, estaria fora. Nós temos que tentar, nesses intervalos, tentar resgatar um pouquinho daquilo que não tivemos no início da temporada. Por isso, essas lesões aí nos preocupam muito, porque, por mais cuidados que você tenha, você vê a situação do Yuri, no segundo, terceiro pique que ele deu, ele acabou sentindo uma lesão que, provavelmente, vai ser um pouco mais séria.”
Qual é o balanço da comissão técnica sobre o desempenho do Corinthians na primeira fase do Campeonato Paulista?
“Olha, exceção da estreia, nós tivemos grandes jogos, merecemos uma sorte melhor, uma colocação um pouco melhor por aquilo que realizamos contra, principalmente, as principais equipes, as equipes grandes em que nós não tivemos nenhuma vitória, porém, tivemos jogos muito interessantes, prevalecendo a maior parte do tempo, jogando com bola, tendo aí um predomínio que foi importante, porém, não fomos felizes com o Palmeiras e tivemos dois empates com o São Paulo e Santos. Eu acho que foi uma campanha boa, a equipe numa crescente, independente da escalação que tivemos em cada rodada, equipes que responderam, fizeram partidas com muita segurança, com muito equilíbrio, com muita posse de bola, eu acho que é isso que nós queremos. Independente dos nomes que foram a campo, sempre foi uma equipe muito regular, muito equilibrada e se fazendo prevalecer em cima dos seus adversários, que foram bem difíceis de serem envolvidos, mas nós encontramos caminhos importantes”
Há alguma previsão para o retorno de Kaio César à equipe após a lesão muscular que o atacante sofreu na coxa?
“Eu acredito que entre segunda, terça e mais tardar na quarta-feira, ele (Kaio César) já estará em campo, intensificando trabalhos, fazendo esse trabalho de transição para que possa estar em condições, provavelmente, para o final de semana, caso não venha a acontecer, no meio da semana seguinte, com certeza.”
O Corinthians irá concentrar seus esforços no Brasileirão e jogará com uma equipe alternativa na primeira partida do mata-mata do Campeonato Paulista?
“Eu continuo pontuando que (o Paulistão) é um campeonato traiçoeiro, um campeonato difícil de ser jogado, nós não estamos direcionando para nenhuma competição, estamos fazendo o nosso melhor em cada uma delas, colocando a melhor equipe possível. Eu não tenho como planejar, você planeja e de repente um jogador entra, como hoje o Yuri, mesmo ficando fora da maior parte do tempo, ele entra e tem uma lesão muito séria, provavelmente ficaremos sem ele por alguns jogos. Então, você tem que conviver com cada partida, com cada rodada, vendo os problemas, tentando solucionar e colocando a melhor equipe em campo. É dessa forma que nós estamos, mas priorizar, não tem como fazer.”
Há alguma previsão para que o lateral-esquerdo Fabrizio Angileri e o meia Zakaria Labyad fiquem à disposição da equipe?
“Tanto ele (Angileri) quanto o Zakaria levarão um tempo um pouco maior, porque ficaram muito tempo parados. Desde a nossa saída da última temporada no caso do Angileri, o Zakaria um tempo ainda maior, vai demorar um pouco mais, não será tão cedo. O Fabrizio tem um físico privilegiado e provavelmente deve acelerar um pouco, antecipar talvez em relação ao Zakaria, mas não acredito que seja para essa semana, talvez ao final da segunda semana.”
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45
Domingo: 9h20 | 11h | 13h50









































