Técnico do Palmeiras cita fala de Jardim e desabafa sobre arbitragem: “Não criem narrativas hipócritas” | OneFootball

Técnico do Palmeiras cita fala de Jardim e desabafa sobre arbitragem: “Não criem narrativas hipócritas” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·27 October 2025

Técnico do Palmeiras cita fala de Jardim e desabafa sobre arbitragem: “Não criem narrativas hipócritas”

Article image:Técnico do Palmeiras cita fala de Jardim e desabafa sobre arbitragem: “Não criem narrativas hipócritas”

Técnico do Palmeiras, Abel Ferreira citou a atitude e a declaração do treinador Leonardo Jardim após o empate sem gols entre Palmeiras e Cruzeiro neste domingo, no Allianz Parque, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador da Raposa respondeu uma pergunta, reclamou sobre a arbitragem do futebol brasileiro e abandonou a coletiva. O comandante alviverde, por sua vez, deu razão ao compatriota.

As polêmicas da arbitragem de Rafael Rodrigo Klein giraram em torno de dois lances capitais: a não expulsão de Gustavo Gómez após dura falta em Wanderson, que o árbitro julgou apenas como cartão amarelo após revisão no VAR. Já na segunda etapa, houve a expulsão do zagueiro Fabrício Bruno, do Cruzeiro, que também gerou debate.


OneFootball Videos


“Agora estava ouvindo o meu conterrâneo, com quem já trabalhei. Ele disse que veio para usufruir do futebol brasileiro. Falou de forma dura da arbitragem, do sindicato dos jogadores, dos gramados, do calendário. Quero dizer a ele que é algo que faço desde o primeiro dia que cheguei. Cheguei aqui para valorizar o Palmeiras e valorizar o futebol brasileiro. Está no livro. Tem um anexo à parte sobre isso. Acho que ele realmente falou correto, mas não depende de nós treinadores. Depende de quem decide tomar decisões difíceis que tornem o futebol brasileiro mais fácil no futuro. Como ele disse, não é possível um conjunto de amadores, não é de responsabilidade deles, mas é algo muito profundo. Quando vemos mesmo a própria CBF tem critérios diferentes, com Ramon Abatti Abel e Wilton Pereira, um é congelado e outro continua apitando”, pontuou Abel.

Abel também comentou sobre o dilema que viveu antes da partida diante da proximidade da decisão pela semifinal da Libertadores, contra a LDU, nesta quinta-feira. Apesar da dúvida entre poupar ou não, o treinador optou por manter a base da escalação e só realizou três trocas: as entradas de Bruno Fuchs, Jefté e Maurício nas vagas de Emi Martinez, Piquerez (suspenso) e Veiga.

“É realmente um dilema muito grande [sobre poupar ou mandar os titulares]. Sabíamos que o jogo hoje seria extremamente difícil. Eu cheguei aqui cansado, eu que não utilizei o físico, imagina os jogadores. Dois dias depois temos um jogo dessa dimensão, não dormimos, contra uma equipe que teve uma semana para se preparar. Lutamos pelos mesmos objetivos”, avaliou.

Abel desabafa sobre arbitragem

Abel Ferreira também aproveitou o espaço e a fala de Jardim para desabafar sobre a arbitragem – não só do confronto entre Palmeiras e Cruzeiro, mas do futebol brasileiro como um todo. O treinador criticou aqueles que citam que o Verdão vem sendo beneficiado por árbitros e classificou as narrativas criadas como “hipócritas”.

“Entendo a frustração do Jardim e, como entendo ele depois do jogo que fiz no Maracanã. As narrativas que se criam se a equipe A, B ou C são beneficiadas, todos já perceberam que não adianta criar essa narrativa hipócrita. Aos torcedores, preparem-se porque o Palmeiras não tem a mesma força na mídia que os outros clubes. Não é só o Palmeiras. Todas as equipes são beneficiadas ou prejudicadas. Quando se cria uma narrativa hipócrita em cima só do Palmeiras, fica quase como ‘vamos arranjar um alvo e já que estão à frente [na tabela], vamos tentar’. Isso foi feito antes do jogo, vocês viram uma narrativa de que o Palmeiras era [beneficiado]”, afirmou o treinador.

“Todas as equipes reclamam da arbitragem. Hoje, o árbitro até pensamentos apitava. Não houve 45 minutos de tempo útil. Se fosse torcedor, ficaria triste de pagar ingresso para chegar aqui e ver um árbitro apitar assim. Já fomos beneficiados e já fomos prejudicados, o Flamengo também, o São Paulo também. Se formos fazer contas e mexer a sopa, vamos perceber que há um denominador comum. Não adianta fazer uma vítima só. Não criem narrativas hipócritas de que o Palmeiras é beneficiado”, prosseguiu.

Por fim, o comandante alviverde ainda escancarou a necessidade, na sua visão, de uma profissionalização dos árbitros pela CBF. O treinador clamou por mudanças.

“O Palmeiras já foi beneficiado e prejudicado, o Flamengo, Cruzeiro, Grêmio, todos os times. Não é o Palmeiras. Há um problema que o futebol brasileiro tem e precisa ser resolvido pelas pessoas certas. Ter uma arbitragem independente da CBF, para que não existam critérios diferentes. Congela só um árbitro e outro continua? Que critério é esse? Não consigo entender. […] E como o Jardim disse, é apitado por amadores que precisam de ajuda, e temos que ajudar nas condições de trabalho, ter mais árbitros para descansarem, porque eu entendo”, pregou.

“Eles são os que mais têm que tomar decisões, precisam estar de cabeça fresca. O treinador consegue revezar os jogadores para que as decisões sejam melhores. Será que não é melhor criar uma comissão de arbitragem independente? Pagar salários condizentes com o futebol brasileiro? Ter um núcleo de árbitros maiores? É possível fazer, porque em ligas menos competitivas fazem. Os critérios são diferentes para mesmos lances, mas tem que ser igual para todos”, concluiu o português.

Situação na tabela

O empate não foi grandes coisas para nenhuma das duas equipes. O Palmeiras chegou ao terceiro jogo consecutivo sem vitória e abriu apenas um ponto de vantagem para o Flamengo, que perdeu na rodada. Apesar disso, o Verdão se manteve na liderança, com 62 pontos.

  1. Palmeiras: líder, com 62 pontos (19 vitórias, cinco empates e cinco derrotas)

Próximos jogos do Palmeiras

  1. Palmeiras x LDU-EQU (jogo de volta da semifinal da Libertadores)
  2. Data e horário: 30 de outubro de 2025 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
  3. Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
  • Juventude x Palmeiras (31ª rodada do Campeonato Brasileiro)
  • Data e horário: 02 de novembro de 2025 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
  • Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
View publisher imprint