Revista Colorada
·24 December 2025
Um fato impressionante envolvendo os técnicos da gestão de Alessandro Barcellos

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·24 December 2025

No início de 2021, os sócios do Internacional tomaram uma importante decisão. Diante de um discurso de quebra com a antiga política interna, Alessandro Barcellos foi eleito presidente do Colorado por três anos. Depois, ao final de 2023, ele voltou a vencer o pleito, desta vez com promessas de profissionalização e investimentos na base.
Em todo esse tempo, contudo, ele não conseguiu entregar o esperado, tanto que até a possibilidade de um “impeachment” chegou a ser debatido por conselheiros. De quebra, um dado impressionante envolvendo a busca do mandatário por treinadores foi revelado pelo portal “ge” e acabou gerando debate entre os colorados.
Trata-se da preferência por treinadores estrangeiros no mercado. Com a contratação de Paulo Pezzolano para a vaga de Abel Braga, que virou diretor técnico, quase 70% dos técnicos contratados por Alessandro Barcellos nasceram fora do Brasil. Ao todo, seis nomes diferentes chegaram ao Beira-Rio sob o comando do dirigente.
Paulo Pezzolano, inclusive, já é o terceiro uruguaio neste curto período de tempo. Antes dele, Diego Aguirre e Alexander Medina trabalharam no Beira-Rio. Os outros estrangeiros foram os argentinos Eduardo Coudet e Ramón Díaz, além do espanhol Miguel Ángel Ramírez, que foi justamente o primeiro treinador de Alessandro Barcellos após a saída de Abel Braga, no início de 2021.
O melhor desempenho entre eles é o de Eduardo Coudet, que em 62 jogos conquistou 56,4% dos pontos, levando o time até as semifinais da Libertadores de 2023. Contudo, o maior desempenho no período é de um treinador brasileiro: Abel Braga. O atual diretor técnico teve um aproveitamento de 60,6% com o atual presidente no comando.
Técnicos estrangeiros sob o comando de Alessandro Barcellos:









































