Papo na Colina
·29 September 2025
Vasco: Termo para potencial construtivo de São Januário avança, mas ainda não está oficialmente concluído, entenda

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·29 September 2025
O Vasco da Gama recebeu, nesta segunda-feira (29), uma importante atualização no processo de reforma de São Januário. O vereador Pedro Duarte (Novo), integrante do conselho consultivo da operação, informou que a Prefeitura do Rio de Janeiro concluiu e publicou no Diário Oficial o termo de transferência do potencial construtivo do estádio – etapa considerada fundamental para que o clube possa sacramentar a venda desse direito e, assim, obter os recursos necessários para a obra.
Como ficaria São Januário após a reforma planejada — Foto: Divulgação
Segundo Duarte, a conclusão do documento foi antecipada graças ao empenho dos secretários Guilherme Schleder (Esportes) e Gustavo Guerrante (Urbanismo).
– O termo definitivo do potencial construtivo já foi feito e inclusive publicado no Diário Oficial. Quero agradecer aos secretários, porque começamos essa cobrança há duas semanas e eles entregaram antes do prazo — afirmou o vereador.
A declaração, porém, foi recebida com cautela pelo próprio Vasco. Em comunicado oficial divulgado posteriormente, o clube esclareceu que ainda não houve a expedição definitiva do termo:
“O que foi publicado recentemente no Diário Oficial são as minutas do termo, etapa importante no trâmite, mas ainda preliminar. O documento ainda não foi oficialmente expedido pela Prefeitura.”
O vice-presidente do clube responsável pela reforma, Renato Brito Neto, reforçou a posição:
– É um grande passo, mas ainda não é o definitivo. Estou em contato com a Prefeitura enviando documentos complementares. A ansiedade é grande, mas assim que for concluído, o Vasco informará oficialmente.
Como ficaria São Januário após a reforma planejada — Foto: Divulgação
O que é o potencial construtivo?
Aprovada no legislativo no ano passado, a operação permite ao Vasco vender o “direito de construir” correspondente ao terreno de São Januário para ser utilizado em outras regiões da cidade, como a Barra da Tijuca. A SOD Capital tem um pré-acordo para adquirir boa parte desse potencial e exclusividade nas negociações até dezembro.
A expectativa do clube é arrecadar cerca de R$ 500 milhões com a operação – valor próximo ao orçamento estimado para a reforma do estádio, que deverá ganhar capacidade para 40 a 45 mil torcedores. Pela legislação, todo o montante obtido será obrigatoriamente destinado às obras e à operação da nova arena.
Enquanto a formalização definitiva não é publicada, o torcedor segue na expectativa. A diretoria garante que qualquer avanço concreto será anunciado nos canais oficiais do clube.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News