Gazeta Esportiva.com
·1 December 2025
Veja a probabilidade de rebaixamento do Santos após a 36ª rodada do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·1 December 2025

Apesar de vencer o Sport por 3 a 0, o Santos continua vivendo situação delicada no Campeonato Brasileiro. Ao término da 36ª rodada, o Peixe aparece com 51,4% de chances de rebaixamento, segundo dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Mesmo fora do Z4 pelo saldo de gols, devido à goleada sofrida pelo Internacional, o Santos tem mais chances de queda do que o Colorado. Em 17º lugar, abrindo a zona de rebaixamento, o clube gaúcho aparece com 40,8% de probabilidade de queda. São 10,6% a mais do que o Alvinegro Praiano.
Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por Brasileirão (@brasileirao)
Quem respirou aliviado nesta rodada foi o Vitória. A equipe baiana recebeu o Mirassol no Barradão e venceu por 2 a 0. Assim, o Leão, que já teve 68,7% de risco de rebaixamento, hoje conta com “apenas” 30,6%.
O Fortaleza, que estava com quase 90% de probabilidade de rebaixamento nas rodadas passadas, voltou ao páreo na luta contra o Z4. Ao ganhar do Atlético-MG por 1 a 0, a equipe de Palermo emendou sua terceira vitória consecutiva, atingiu 40 pontos e tem 69,5% de risco de queda.
Correndo por fora, o Ceará, que vive má fase e está há três jogos sem vencer no Brasileirão, possui apenas 7,5% de probabilidade de rebaixamento.
O “número mágico” de 45 pontos, comumente apontado como a quantidade necessária para escapar do rebaixamento, pode não ser suficiente nesta temporada. Restando duas rodadas, Fortaleza, Internacional, Santos, Vitória e Ceará disputarão seis tentos para escapar do Z4.
Além deles, Atlético-MG, Red Bull Bragantino e Vasco da Gama, que estão acima da zona de rebaixamento e já atingiram os 45 pontos, possuem uma pequena chance de rebaixamento. Apesar de improvável, já houve um descenso com 45 tentos. Em 2009, o Coritiba atingiu a pontuação, mas foi rebaixado no ano de seu centenário.
O Santos terá duas grandes decisões pela frente no Campeonato Brasileiro, em busca de se garantir na Série A de 2026. Primeiro, nesta quarta-feira, o Peixe enfrentará o já rebaixado Juventude, às 19h30 (de Brasília), no Alfredo Jaconi. Depois, recebe o Cruzeiro, às 16h, na Vila Belmiro, pela última rodada do Brasileirão. Caso vença as duas, o Santos chegará aos 47 pontos e, portanto, garantirá sua permanência na elite do futebol brasileiro.
Live









































