MundoBola Flamengo
·28 July 2025
Viña admite alívio com retorno e ressalta aspecto que pretende recuperar no Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·28 July 2025
Titular do Flamengo pela primeira vez desde que voltou de grave lesão, neste domingo (27), o lateral-esquerdo Matías Viña deixou o gramado do Maracanã exausto após a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG. Mas com um sorriso no rosto e feliz por voltar a atuar por um longo período.
O retorno de Viña aos gramados, após dez meses fora, veio no dia 1º de junho, contra o Fortaleza. Foram cerca de sete minutos do uruguaio, que entrou em campo na parte final do segundo tempo.
A partir daí, Viña atuou por nove minutos contra o Los Angeles FC, oito frente ao Fluminense e 28 no jogo contra o Red Bull Bragantino — sempre excluindo os acréscimos. Por fim, no duelo com o Atlético-MG, o lateral foi escalado como titular, atuou por 87 minutos e não decepcionou.
"Feliz pela vitória, pelo cara que fez o gol [Léo Ortiz]. E depois, pela volta. Foi há quase dois meses que voltei contra o Fortaleza, mas não tive muito espaço. É difícil também, uma recuperação de dez meses. Fiquei muito tempo fora, mas esses caras me ajudaram muito. Minha família em casa também", disse ao "sportv".
O jogador ressaltou o período difícil que viveu ao se recuperar da lesão, que paralisou a carreira do uruguaio por meses, mas pregou foco em aproveitar o retorno da melhor maneira possível.
"É um processo difícil, que poucos jogadores passam e sabem o que é o sofrimento de fora. Então, é aproveitar o momento agora, que estou de volta, e desfrutar cada momento", destacou o lateral.
Mesmo voltando de forma gradual aos gramados, Viña deu um salto neste domingo e chegou a 87 minutos contra o Atlético-MG. Na entrevista pós-jogo, admitiu que a perna pesou no segundo tempo e revelou uma proposta mais econômica em relação à postura em campo.
"Não sei se estava para 80 [risos]. Já havia falado com o Filipe que estava com um pouco de peso nas pernas, mas foi bem. Nos 80 minutos, eu me senti bem. Fiquei um pouco mais atrás, não passei tanto", analisou.
Conforme for crescendo no aspecto físico, Viña pretende voltar a ser um lateral mais ofensivo. No entanto, o jogador também destacou que a partida contra o Atlético-MG pedia uma postura mais cautelosa, ao menos em comparação a outros jogos do Flamengo.
"Minha característica é mais de subir, como no jogo contra o Bragantino. Mas acho que o jogo não era como contra o Bragantino, fora de casa, a gente perdendo. Então, era mais para ficar um pouco [contra o Atlético-MG]. Mas foi bom, a gente ganhou. É isso que importa", afirmou.
Por fim, Viña ressaltou o nível de trabalho do elenco e de Filipe Luís. O uruguaio elogiou os companheiros e voltou a destacar a importância de estar pronto na hora certa — principalmente com um calendário tão cheio de jogos pela frente.
"Muito, muito, muito. Trabalhamos muito, mas... É isso, tem que trabalhar e estar bem para cada jogo. E são muitos, então é ficar pronto e preparado", finalizou Viña, que ainda fez a comemoração clássica de Ortiz, simulando um bigode com dois dedos da mão.
Após a vitória sobre o Atlético-MG, o Flamengo volta a encarar o mesmo rival no próximo jogo. Na quinta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), as equipes se enfrentam pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.