AVANTE MEU TRICOLOR
·9 February 2026
Vitória sobre o Primavera mantém tabu de 27 anos do São Paulo sobre estreantes no Paulistão

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·9 February 2026

Fazia dez anos que um time não estreava no Campeonato Paulista, e, devido ao novo formato do torneio, existia uma grande possibilidade de o São Paulo não enfrentá-lo. Entretanto, a tabela previu um duelo contra o Primavera, que se tornou o primeiro estreante a enfrentar o Tricolor pelo estadual desde a segunda versão do Novorizontino, em 2016 — o Capivariano, que subiu junto com o Primavera, já tinha estado na elite paulista em 2015, mas, de qualquer maneira, só poderá ser um adversário caso se classifique para o mata-mata junto com os tricolores e se enfrentem num duelo eliminatório.
Ao conseguir a virada sobre os indaiatubanos, o São Paulo manteve uma sequência de 17 vitórias sobre estreantes no Paulistão, que já se estende desde 1999, quando o time foi derrotado por 2 a 0 pela Matonense, em Matão (SP).
Já no Morumbi, o Tricolor não é derrotado por nenhuma equipe fazendo sua primeira participação no torneio estadual desde 1987, quando perdeu para o Bandeirante de Birigui, também por 2 a 0, em seu estádio.
Desde que a Lei do Acesso foi implementada no futebol paulista, em 1949, os são-paulinos já encararam um novo adversário pelo Paulistão em 51 ocasiões, e o aproveitamento é excelente: 36 vitórias, sete empates e oito derrotas, ou 75,2% dos pontos, se considerados três por vitória, regra que está em vigor desde 1995. Em casa, foram 26 jogos, com 21 vitórias, um empate e quatro derrotas (82,1% de aproveitamento).
Para que no Campeonato Paulista de 2027 o São Paulo tenha a chance de enfrentar um estreante novamente, é preciso que Votuporanguense ou Grêmio Prudente subam. Eles são os dois únicos participantes dentre os 16 atualmente na Série A-2 que nunca estiveram na primeira divisão.
Mesmo na atual Série A-3, não há muitos clubes cuja participação seria inédita no primeiro nível: apenas Catanduva, EC São Bernardo, Itapirense, Desportivo Brasil e União Suzano nunca a disputaram.
Live


Live







































