Jogada10
·2 de octubre de 2025
Aclamado, Vitinho ainda tem um Calcanhar de Aquiles para resolver

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·2 de octubre de 2025
Aclamado por cerca de oito mil alvinegros que saíram de casa e foram ao Estádio Nilton Santos, na última quarta-feira (1), o lateral-direito Vitinho demonstrou evolução na parte ofensiva e, principalmente, no último terço do campo. Tanto que brindou Santi com um cruzamento rasteiro preciso na vitória do Botafogo sobre o Bahia por 2 a 1, pela rodada 26 desta edição do Campeonato Brasileiro. Seguro na retaguarda, o defensor, porém, ainda não se livrou do Calcanhar de Aquiles: a finalização. Contra o Esquadrão, o camisa 22 perdeu mais uma chance de se consagrar.
Em 2025, Vitinho registra dois gols e três assistências, números até aceitáveis para um lateral. O problema, contudo, é que o jogador aparece com frequência no ataque e não consegue concluir com eficiência as oportunidades que recebe desde o ano passado. Ele perdeu gols inacreditáveis contra Criciúma e Grêmio no ano dos títulos da Libertadores e do Brasileirão. Nesta temporada, antes do Bahia, desperdiçou chances contra LDU, Mineiro, Vasco, Palmeiras, Bragantino e Sport, em compromissos por Libertadores, Brasileirão, Mundial de Clubes e Copa do Brasil.
Questionado sobre o assunto pela equipe de reportagem do Jogada10, o treinador do Botafogo, Davide Ancelotti, já identificou o problema e, com sua comissão técnica, se esforça para resolvê-lo o mais rápido possível.
“Há um trabalho de melhora individual nos treinos. O Vitinho está trabalhando a finalização porque, no nosso sistema, é um jogador que chega bastante à frente. Nossos pontas-direitas preferem jogar dentro do campo, então, a amplitude é dele. Temos jogadores que podem encontrar esse passe para ele, como o Montoro, Savarino e Marlon Freitas. Vitinho, muitas vezes, tem situações de finalização, mas é um lateral que defende bem, com intensidade, faz uma boa pressão e se incorpora muito bem na ultrapassagem”, colocou Ancelottinho.
Em contrapartida, após o triunfo sobre o Bahia, o comandante italiano avisou que Vitinho, antes de tudo, é um defensor. Ou seja, o lateral-direito titular do Mais Tradicional, com passagem pela Seleção Brasileira, não tem a obrigação de colocar todas as bolas para dentro, como um atacante.
“Vitinho não é um ponta. Tem que evoluir porque tem muitas situações. Se tem um lateral que faz dez gols, serei o treinador mais feliz do mundo. Ele tem que melhorar nesse aspecto. Mas a minha expectativa nele para finalizações é outra. Não quero, neste sentido, pressioná-lo”, colocou Davide.