ALMANAQUE: São Paulo estreia na Copa do Brasil e jogadores do atual elenco podem fazer história | OneFootball

ALMANAQUE: São Paulo estreia na Copa do Brasil e jogadores do atual elenco podem fazer história | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: AVANTE MEU TRICOLOR

AVANTE MEU TRICOLOR

·29 de abril de 2025

ALMANAQUE: São Paulo estreia na Copa do Brasil e jogadores do atual elenco podem fazer história

Imagen del artículo:ALMANAQUE: São Paulo estreia na Copa do Brasil e jogadores do atual elenco podem fazer história

Festa tricolor em 2023 com a primeira conquista do mata-mata (Rubens Chiri/SPFC)

RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo


OneFootball Videos


O São Paulo estreia nesta terça-feira (29) na Copa do Brasil, ao receber o Náutico no Morumbi, às 21h30 (de Brasília). O Tricolor tentará seu segundo título no torneio, após conquistá-lo pela primeira vez em sua história, no ano retrasado. A caminhada começa pouco depois de o técnico Luis Zubeldía completar um ano no cargo. Depois de enfrentar muita turbulência em mais de um momento, ele vive um momento de relativa estabilidade, pelo fato de o time estar invicto há nove jogos, embora com nada menos que seis empates nesse recorte.

Dos 35 são-paulinos relacionados para algum jogo na campanha vitoriosa de 2023, catorze buscarão um novo título, embora um deles (Calleri) provavelmente não vá poder participar de nenhuma partida, devido a sua lesão. Curiosamente, três outros jogadores estavam inscritos naquela edição, mas ainda na base, e hoje já fizeram partidas pela equipe de cima: Maik, Andrade e Ryan Francisco.

Com 31 jogos pelo Tricolor na Copa do Brasil, Luciano poderá se tornar o segundo atleta com mais partidas pelo clube na história da competição, desde que entre em campo quatro vezes. Nesse caso, ele ultrapassará França, que tem 34 jogos no currículo, ficando atrás apenas de Rogério Ceni (67). Arboleda, com 27 jogos, também pode alcançar França, mas, nesse caso, a equipe precisaria necessariamente chegar à semifinal, com ele ficando fora de máximo um compromisso — hoje, ele não deverá ser relacionado, por causa de uma sobrecarga muscular na coxa esquerda.

Já em termos de artilharia, Luciano é hoje o terceiro colocado no ranking são-paulino da principal competição eliminatória nacional: seus doze gols o deixam atrás apenas de Luís Fabiano (24) e França (21). Se considerarmos apenas jogos no Morumbi, seus seis gols fazem com que ele ocupe a quarta colocação histórica. No restante do elenco atual, só Lucas Moura (quatro) tem mais de dois gols pela Copa do Brasil.

Mas o número mais intrigante dentre todas as contextualizações da Copa do Brasil na tabela ao lado é o que diz que Nelsinho Baptista e Rogério Ceni são os dois técnicos que mais comandaram o São Paulo em jogos da Copa do Brasil no Morumbi. Nem tanto por eles, mas porque um nome surpreendente está completamente ausente dessa lista: Telê Santana. O lendário treinador nunca ficou no banco de reservas do estádio são-paulino no torneio: ou porque o clube não participou (1991, 1992 e 1994) ou por deixar um assistente (Márcio Araújo ou Muricy Ramalho) treinar o Expressinho (1993 e 1995). Em apenas dois jogos ele mesmo esteve lá (nas quartas de final de 1995), mas o mando do Tricolor foi no Pacaembu.

Imagen del artículo:ALMANAQUE: São Paulo estreia na Copa do Brasil e jogadores do atual elenco podem fazer história
Ver detalles de la publicación