Gazeta Esportiva.com
·29 de enero de 2026
Análise: fragilidade defensiva custa caro ao Santos em estreia no Brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·29 de enero de 2026

O Santos largou no Campeonato Brasileiro de 2026 com uma derrota de 4 a 2 para a Chapecoense, fora de casa, nesta quarta-feira. O resultado até poderia ser melhor, mas a fragilidade defensiva do time custou muito caro.
O Peixe foi melhor praticamente os 90 minutos, dominando a posse de bola e encurralando os rivais. Contudo, logo aos 13 minutos, veio o primeiro erro. João Schimdt não conseguiu matar contra-ataque e Alexis Duarte não cortou o passe que deixou Ítalo na cara de Brazão, que cometeu pênalti.
Apesar do deslize, os paulistas conseguiram manter a tranquilidade e, ainda no primeiro tempo, empataram, com um golaço de Gabriel Menino. A virada veio no segundo tempo, com Barreal. Parecia, então, que o Santos caminhava para uma vitória. Na reta final do compromisso, entretanto, a defesa desandou de vez.
Todos os gols da Chapecoense contaram com falhas. Alexis Duarte, que estava fazendo sua estreia no ano, deixou o campo como um dos maiores vilões. O jovem Vinicius Lira também fez um jogo abaixo e cometeu erros importantes.
O jogo evidenciou, mais uma vez, que o Santos precisa de reforços. Com Rony chegando, o foco agora tem que ser defesa e meio de campo, mais especificamente um volante de marcação, para fazer sombra para Schmidt. Na zaga, não dá para ser competitivo com Duarte, Zé Ivaldo, Luan Peres e Adonis Frías.
Agora, o Alvinegro Praiano terá dois clássicos consecutivos, ambos contra o São Paulo, sendo um pelo Campeonato Paulista e outro pelo Brasileirão. O clube vem de cinco jogos sem vencer na temporada – quatro pelo Estadual e um pela Série A.
Veja também: Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
En vivo








































