André Ferreira foi atirado aos leões e não desapontou | OneFootball

André Ferreira foi atirado aos leões e não desapontou | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·23 de septiembre de 2025

André Ferreira foi atirado aos leões e não desapontou

Imagen del artículo:André Ferreira foi atirado aos leões e não desapontou

Apesar da pesada derrota por 3-0 em Alvalade, contra o Sporting, André Ferreira foi um dos grandes destaques da partida. O guardião luso brilhou na baliza do Moreirense e evitou um desaire por números ainda mais expressivos.

A verdade é que este encontro marcou a estreia do guarda-redes português pelos Cónegos, com Vasco Botelho da Costa a relegar o habitual titular Caio Secco para o banco.


OneFootball Videos


Assim sendo, esta aposta em André Ferreira acabou por ser surpreendente, mas, apesar do resultado negativo, mostrou-se muito acertada. Isto porque o guardião brilhou ao registar dez defesas ao longo dos 90 minutos, com oito delas a serem a remates dentro da grande área.

O festival de intervenções começou logo cedo, aos dois minutos, com uma boa defesa à tentativa de Luís Suárez. O colombiano foi um dos que mais sofreu perante a serena exibição do guardião, tendo visto o seu golo negado por diversas ocasiões. Mesmo quando conseguiu fintar o português, o ponta de lança mostrou-se perdulário, ao disparar, primeiro, para um grande corte de Gilberto Batista - outro estreante a titular neste encontro - e, depois, contra o poste.

Quem também mostrou dificuldades em bater o guardião visitante foi Pedro Gonçalves. Na primeira parte, o médio ameaçou de longe por duas vezes para defesas seguras, enquanto no segundo tempo, apareceu isolado na esquerda da área, onde tanto de cabeça, como num tiro em arco, não conseguiu colocar a bola no fundo das redes devido às excelentes intervenções do keeper.

O jogador do Sporting viu ainda um remate na passada, pela direita da área, ser negado com o pé. Quenda e Vagiannidis também tentaram inaugurar o marcador, mas o guardião mostrou-se praticamente intransponível.

O jogo acabou por ser desbloqueado com duas grandes penalidades a favor dos leões - curiosamente com os tentos de Luís Suárez e Pote -, onde o guarda-redes de 29 anos atirou-se sempre para a sua esquerda, enquanto a bola levou a direção do seu canto inferior direito. Nada pôde fazer também para lá do tempo regulamentar, quando Ioannidis desviou à boca da baliza para o 3-0.

Ainda assim, é inegável que o guarda-redes dos cónegos realizou uma positiva exibição, uma vez que a sua utilização nesta partida esteve muito ligada ao seu jogo de pés. André Ferreira foi um elemento preponderante no jogo ofensivo, ao explorar muitas vezes a bola longa à procura do avançado e, apesar das dificuldades na construção, deu sempre segurança quando tinha o esférico na sua posse.

Os altos e baixos até aqui

André Ferreira completou a formação no futebol profissional ao serviço do Benfica, mas não chegou a estrear-se pelo plantel principal das águias. Após realizar alguns jogos na equipa B encarnada, o guardião rumou ao Leixões por empréstimo, em 2017/18, assumindo a titularidade no conjunto da Segunda Liga. Na temporada seguinte, seguiu novamente emprestado, mas desta feita ao CD Aves, que atuava no primeiro escalão nacional.

Na turma da Vila das Aves, o guarda-redes atuou de forma esporádica, somando apenas 12 jogos, que lhe valeram a transferência para o Santa Clara em 2019/20. Contudo, pouco ou nada jogou nos dois anos em que esteve nos Açores, o que o levou, posteriormente, até à Capital do Móvel. Foi aí, ao serviço do Paços de Ferreira, que se estabeleceu como titular, anotando o máximo de carreira no que toca a jogos numa só época.

No total, foram 37 encontros divididos por três competições diferentes: 32 na Liga Portuguesa, quatro na Liga Conferência e um na Taça da Liga. Os 46 golos sofridos nesse período chamaram à atenção do Granada, que pagou 750 mil euros pelo passe do guardião português. No segundo escalão do futebol espanhol, André Ferreira até começou como titular e em bom nível, mas uma lesão à sétima jornada afastou-o dos relvados.

Ainda assim, o luso voltou a jogar a quatro jornadas do fim, onde ajudou o clube espanhol a tornar-se campeão e a subir de divisão. Apesar de ter participado em 15 encontros na La Liga - em 18 possíveis -, André Ferreira somou novamente um período de empréstimo, desta feita ao Valladolid, onde não foi utilizado em qualquer jogo.

Não obstante, o clube que também foi promovido à primeira divisão espanhola pagou 1 milhão de euros pelo português. André Ferreira nunca foi realmente aposta no Valladolid, alinhando em nove encontros, com três relativos à Taça e os restantes já na reta final do campeonato.

Este ano, regressou a Portugal pelas portas do Moreirense e a custo zero, onde começou por ser suplente - até ao encontro frente ao Sporting. Vasco Botelho da Costa revelou, em conferência de imprensa após o jogo, que foi uma decisão estratégica optar por sentar Caio Secco e dar a oportunidade ao guardião português. No final, acabou «muito feliz por ter tanta qualidade para uma só posição», mas, ao mesmo tempo, ganhou uma boa dor de cabeça e uma grande dúvida para os próximos jogos.

Ver detalles de la publicación