Portal dos Dragões
·10 de octubre de 2025
André Pereira, ex-FC Porto e Rio Ave, termina a carreira aos 30 anos

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·10 de octubre de 2025
André Pereira anunciou o fim da sua carreira de futebolista profissional aos 30 anos, depois de um percurso marcado por lesões graves. Conforme noticiado pela imprensa nacional e confirmado pelo Maisfutebol, o ex-ponta de lança do FC Porto tentou regressar na última época após uma segunda lesão num joelho, sem sucesso.
Recorde-se que sofreu uma rotura dos ligamentos cruzados em janeiro de 2021, quando representava o Rio Ave, ficando parado até final desse ano. As sequelas agravaram-se em 2023/24.
«A poucos meses de terminar o meu contrato com o Rio Ave, tive a segunda lesão grave no joelho e, a partir desse treino, nunca mais consegui voltar a correr. Fui operado duas vezes e consultei vários especialistas. Era uma fase em que, em circunstâncias normais, estaria no auge da carreira», revelou André Pereira em entrevista ao zerozero, apontando para uma nova trajetória como treinador ou dirigente desportivo.
Formado no Inter Milheirós, vestiu as cores do FC Porto em 2005, permanecendo até 2009, quando rumou à formação do Leixões. Depois de passagens pelo Varzim, Sp. Espinho e Sanjoanense, regressou à Invicta em 2017 para integrar a equipa B do FC Porto.
O contrato prolongou-se até 2020, tendo sido emprestado a Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães e Real Zaragoza. No conjunto dos dragões, somou 24 jogos, três golos e três assistências na equipa principal, onde conquistou a Liga e a Supertaça.
No Rio Ave, na época 2021/22, integrou o plantel orientado por Luís Freire que assegurou a subida ao principal escalão ao vencer a II Liga.