MundoBola Flamengo
·20 de septiembre de 2025
Andrés Rojas pode ser punido pela Conmebol com exclusão em competição da Fifa

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·20 de septiembre de 2025
A atuação do árbitro colombiano Andrés Rojas na partida entre Flamengo e Estudiantes, pela Libertadores, pode render uma punição por parte da Conmebol. Segundo o ex-jogador e comentarista, Felipe Melo, a entidade estuda o afastamento do árbitro do Mundial Sub-20.
A polêmica central da partida, vencida pelo Flamengo por 2 a 1 no Maracanã, foi a expulsão do atacante rubro-negro Gonzalo Plata. No lance, Plata sofreu uma falta, mas Rojas interpretou de forma equivocada e aplicou o segundo cartão amarelo ao jogador, resultando em sua exclusão do jogo.
A Conmebol reviu a decisão no dia seguinte. A entidade anulou o segundo cartão amarelo de Plata, reconhecendo o "erro grotesco" da arbitragem e liberando o atacante para a partida de volta, na Argentina.
A medida, embora tenha amenizado o prejuízo desportivo para o Flamengo na próxima partida, intensificou as discussões sobre a qualificação da arbitragem no continente.
Felipe Melo divulgou um vídeo informando que a Conmebol estaria considerando uma punição severa para Andrés Rojas. A principal sanção seria a sua exclusão da lista de árbitros selecionados para a Copa do Mundo Sub-20, que será disputada no Chile entre 27 de setembro e 19 de outubro. Veja o vídeo abaixo:
Andrés Rojas foi oficialmente anunciado em julho como um dos quatro representantes da arbitragem sul-americana no torneio, ao lado do argentino Dario Herrera, do equatoriano Augusto Aragon e do uruguaio Gustavo Tejera. A competição reunirá um total de 18 árbitros de todas as confederações continentais.
Até o momento, a Conmebol não se pronunciou oficialmente sobre a possível punição a Andrés Rojas no Mundial Sub-20. No entanto, a anulação do cartão de Plata é vista como um forte indicativo de que a atuação do árbitro colombiano está sob rigorosa avaliação e que sanções internas podem ser aplicadas.