Aos 61 anos Vlk segue o futebol checo e prevê um desafio exigente ao FC Porto frente ao Plzen | OneFootball

Aos 61 anos Vlk segue o futebol checo e prevê um desafio exigente ao FC Porto frente ao Plzen | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·21 de enero de 2026

Aos 61 anos Vlk segue o futebol checo e prevê um desafio exigente ao FC Porto frente ao Plzen

Imagen del artículo:Aos 61 anos Vlk segue o futebol checo e prevê um desafio exigente ao FC Porto frente ao Plzen

A aventura europeia do FC Porto prossegue na República Checa, com Plzen a assumir-se como um destino inédito. O percurso dos dragões recorda seis adversários checos desde a Revolução de Veludo. Para além de dois confrontos com o Sparta de Praga, o mais marcante foi com o Vitkovice, actualmente na terceira divisão, que cruzou o caminho dos portistas na histórica campanha que culminou na conquista da Taça dos Campeões Europeus. O Vitkovice venceu o FC Porto na primeira mão, mas acabou por perder por 3-0 nas Antas. Lubomir Vlk foi um opositor dos portistas nessa época e transferiu-se para a Invicta em 1990/91, sendo apontado como sucessor de Branco. O lateral-esquerdo permaneceu três temporadas, sagrou-se campeão por duas vezes e totalizou 42 jogos com sete golos. É diretor-desportivo do Karvina desde 2013 e falou a O JOGO. Devido à distância e à falta de disponibilidade, Vlk provavelmente não viajará até à região produtora de cerveja, mas, aos 61 anos, acompanha atentamente a partida, sobretudo porque o Karvina ocupa o quinto lugar na Liga Checa e o Plzen é quarto.

“Estou convicto de que o FC Porto vai defrontar um adversário muito difícil e estou curioso para ver como eles vão lidar com um Plzen que pratica um futebol altamente exigente, agressivo, que tenta pressionar o rival com muita potência e, provavelmente, não jogará na expetativa em função da abordagem do FC Porto. Espero uma partida equilibrada”, atesta o homem que defendeu a camisola azul e branca entre 1990 e 1993, transmitindo as dificuldades em equação que não são indiferentes ao 14.º lugar nesta fase da Liga Europa, mas sem qualquer derrota, num saldo de duas vitórias e quatro empates.


OneFootball Videos


Vlk junta destaques individuais aos elogios coletivos. “A grande força está na equipa, mas vou distinguir, sem sombra de dúvida, Cerv, um homem muito importante no meio-campo. Vydra no ataque, com a sua experiência, é outro trunfo forte e também o extremo Hrac Memic, que era nosso jogador. O veterano Hrosovsky, que agora foi contratado ao Genk,, deverá deixar já assinalada a sua influência”, documenta o checo, elogiando a contratação de um médio de 33 anos que poderá fazer a sua estreia diante dos dragões.

Por outro lado, Vlk também reconhece os méritos do FC Porto em 2025/26 e manifesta entusiasmo pela possibilidade de conquista de um título que tem escapado ao clube. “É o atual líder do campeonato em Portugal, um campeonato forte, mas acredito que vou ver duas equipas equilibradas. Estou muito feliz pelo que está a acontecer com o FC Porto, como se colocou na frente e se distanciou. Vão, certamente, ganhar o campeonato! Estou a torcer muito por esse sucesso”, acrescenta, sublinhando a qualidade de vários jogadores. “Percebo que estão bem na baliza, têm ótimos centrais, bons médios e um ótimo avançado, há vários excelentes jogadores, mas, penso que é o espírito da equipa que está por cima. Vejo um bloco forte, como base essencial. Eu valorizo isso, é algo muito importante e faz-me lembrar o espírito que havia no FC Porto na minha altura”, argumenta o checo, de 61 anos.

Ver detalles de la publicación