Clube Atlético Mineiro
·9 de mayo de 2025
Arena MRV de cara nova – Ep. 10: Gramado

In partnership with
Yahoo sportsClube Atlético Mineiro
·9 de mayo de 2025
Está no ar o último episódio da série especial ARENA MRV DE CARA NOVA! A melhor Arena para a melhor torcida, da GaloTV H2bet. Para encerrar essa temporada de 10 capítulos, o gramado sintético da Casa do Galo é o tema e uma das grandes atrações para o retorno dos jogos na Arena MRV, o que irá acontecer neste domingo, no duelo Atlético x Fluminense pelo Brasileiro.
Após intensos trabalhos desde o início do ano, o tapete da Arena MRV está pronto e o visual evidencia a qualidade do material! O campo de jogo é o mesmo tipo de gramado do estádio Nilton Santos, do Botafogo, com certificado Quality Pro Stadium, com autenticação da FIFA, o mais alto padrão do futebol profissional.
Para apresentar todos esses detalhes da construção do novo gramado sintético da Arena MRV, a GaloTV H2bet conversou com engenheiro Juan Glemerson, que explicou todas as etapas de instalação, bem com a composição da grama sintética e sua qualidade atestada.
https://www.youtube.com/watch?v=KKP-PxYag5s
“Essa grama sintética é o que há de melhor no mercado. Excelente qualidade, gramado com dois tipos de fio, extremamente macio, que recebe o selo máximo da Fifa. É o que garante a jogabilidade, o bom quique da bola, o conforto e maciez. Estamos bastante satisfeitos pelo que conseguimos produzir”, disse.
Para atingir a instalação completa do gramado sintético, foram diversos processos, que envolveram, também, dificuldades burocráticas de retenção do material importado durante a greve da Receita Federal.
O início foi a remoção do gramado natural na virada do ano, além da criação da base (e elevação em 72 cm) que iria receber o sistema de drenagem com o intuito reutilização da água pluvial e a utilizada no sistema de resfriamento do campo, até as instalações das camadas finais da estrutura, composta pelo shockpad e os tapetes de grama, os quais também recebem dois outros materiais: areia e cortiça.
Confira a linha do tempo montada pelo engenheiro na entrevista para a GaloTV H2bet:
Remoção da grama antiga
“A primeira etapa foi a remoção do gramado natural, colocamos diversas máquinas para fazer essa remoção da grama antiga. Depois, a etapa de nivelamento do terreno, para criar uma uniformidade que iria receber a base do novo campo”.
Elevação do campo
“Precisamos elevar o nível do terreno em 72 cm para potencializar o nosso sistema de drenagem. Trabalho árduo, colocamos aqui, certamente, mais de mil caminhões para criar um colchão de brita para que a água pudesse ser drenada”.
Sistema de drenagem
“Quando a gente terminou a parte de elevação do gramado, foi necessário abrir diversas valas aqui no tablado, a chamada espinha de peixe, instalando tubos de drenagem para a água de chuva e do processo de resfriamento da grama sintética. Como contrapartida da PBH, e por sermos um Clube sustentável, fizemos esse sistema de reutilização da água que cai no gramado”.
Emulsão asfáltica
“Depois da drenagem, foi feito uma união da brita através de emulsão asfáltica, que cria uma liga na brita. A última camada, um predisco, recebeu essa emulsão asfáltica, com novos testes de drenagem para manter o bom escoamento da água”.
Profissional pinta marcação no gramado sintético da Arena MRV – Foto: Daniela Veiga/Galo
Shockpad
“O próximo processo foi o sochkpad, película de aproximadamente de 1 cm, que tem a função de amortecer os impactos e criar um conforto bem próximo ao gramado natural. É um piso-base de absorção de impacto para manter a alta performance nos jogos de futebol”.
Grama artificial
“Temos 5 cm de grama. Colocamos aqui 180 toneladas de areia, que ocupa 1,9 cm na grama, com a função de estabilizar o gramado e levantar os fios que compõe a grama. Logo depois, veio a camada de cortiça, um material que também serve para absorção de impacto, de umidade, que ocupa, aproximadamente, de 1,5 cm dentro da camada de grama”.
Manutenção
“Temos atividades semanais para manter a grama sintética em alta qualidade. Agora, com máquinas que movimentam a cortiça, iremos criar mais uniformidades, e trabalhos de irrigação que irão assentar a cortiça. Além das marcações do campo e manejos diários, sempre alinhado com o futebol para buscarmos as melhores características do gramado para a boa performance da nossa equipe”.
Acompanhe a série – Arena MRV de cara nova
Episódio 1: Acústica
Episódio 2: Limpeza
Episódio 3: Segurança
Episódio 4: Acessibilidade
Episódio 5: Sede Administrativa
Episódio 6: Sustentabilidade
Episódio 7: Tecnologia
Episódio 8: Setor sem cadeiras
Episódio 9: Esplanada
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico
En vivo