Jogada10
·19 de febrero de 2026
Argentinos Jrs vence Barcelona, no Equador, e fica numa boa na Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·19 de febrero de 2026

Nesta quarta-feira de Cinzas (18/2), no Monumental de Guayaquil, no Equador, o Barcelona, jogando em casa, amargou a derrota para o Argentinos Juniors por 1 a 0. O duelo valeu pela ida da segunda fase preliminar da Libertadores 2026. E os equatorianos têm o que lamentar. Depois de 65 minutos em que pouco produziram ofensivamente, os donos da casa passaram a atuar com um jogador a mais a partir dos 20 minutos. A partir daí, pressionaram intensamente e se lançaram ao ataque em busca do gol. No entanto, apesar do volume de jogo, foi o time argentino que balançou as redes aos 45 minutos, com Porcel, em lance decisivo.
O confronto de volta será dia 25, na próxima quarta-feira, no estádio Diego Armando Maradona, em Buenos Aires. O Argentinos Juniors avança à terceira fase mesmo com um empate. Quem passar deste mata-mata enfrentará Botafogo ou Nacional Potosí (na ida, Nacional 1 a 0) na terceira fase .

Tomás Martinez tenta o arremate para o Barcelona. Meia-atacante perdeu a grande chance dos equatorianos. Foto: Divulgação / Barcelona SC
Os 45 minutos iniciais foram muito fracos. O Argentinos Jrs., mesmo visitante, ficou com a posse de bola (68%), mas teve três finalizações sem qualquer perigo. O Barcelona, com muito pouco entrosamento neste que foi seu primeiro jogo no ano, também foi mal nas conclusões. O time só levou perigo em uma falha de marcação que obrigou o goleiro Brayan Cortesa sair da área para rechaçar e emumafalta que Rojas cobrou. No mais, jogo modorrento e sem graça, no qual o placar em zero fez justiça ao mau desempenho ofensivo das equipes.
No segundo tempo, o Barcelona tentou reter mais a bola. Ainda assim, o time visitante se mostrava mais encaixado, rondando a área, mas sem conseguir finalizar com perigo. Contudo, aos 19 minutos, o zagueiro dos argentinos, Francisco Álvarez, foi expulso ao fazer falta em Núñez. Como era o último homem da defesa e se tratava de uma chance clara de gol, a arbitragem aplicou corretamente o cartão vermelho. Assim, o time argentino ficou com dez jogadores.
Com um a mais, o Barcelona passou a mandar no campo. Aos 24 minutos, Quiñónez obrigou o goleiro Cortés a fazer boa defesa. Aos 30 minutos, veio outra grande chance. Em lançamento de Quiñónez para Carabalí, o lateral ajeitou de cabeça para Martínez que, livre na marca do pênalti, mas fez o mais difícil: chutou por cima do gol dos visitantes.
A pressão equatoriana seguiu até o fim e parecia questão de tempo até que o placar fosse alterado. No entanto, quem quase marcou foi o Argentinos, em um contra-ataque fortuito aos 44 minutos: Porcel acertou o travessão. E, já aos 45, o mesmo Porcel recebeu de Fernández e fez o gol que definiu a importante vitória.









































