MundoBola Flamengo
·30 de octubre de 2025
Arnaldo Ribeiro: Filipe Luís tem virtude de Simeone e surpreende mais que Jorge Jesus

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·30 de octubre de 2025

A classificação do Flamengo para a final da Libertadores 2025, garantida após um empate tenso de 0 a 0 contra o Racing em Avellaneda, foi tema central no programa "News Esporte", do UOL. O jornalista Arnaldo Ribeiro analisou a vaga e rasgou elogios ao trabalho do técnico Filipe Luís, classificando seu desempenho em pouco mais de um ano de carreira como "espetacular".
O Flamengo havia vencido o jogo de ida no Maracanã por 1 a 0, com gol de Carrascal, e segurou a pressão na Argentina, mesmo com a polêmica expulsão de Gonzalo Plata no início do segundo tempo.
Arnaldo Ribeiro fez questão de contextualizar os feitos do comandante rubro-negro, lembrando que ele é um novato na profissão.
"A gente tem que lembrar o seguinte, o Filipe Luís completou um ano como técnico profissional há um mês. Ele é praticamente um estreante", iniciou o jornalista.
Para Arnaldo, os resultados obtidos neste curto período são fora da curva.
"Em um ano e um mês, o Filipe Luís ganhou uma Copa do Brasil, o time estava desacreditado; ele leva o time à final da Libertadores e ele está disputando o Brasileirão de pontos corridos na ponta. Então é um recorte excelente para um técnico principiante. Espetacular, não é normal isso", destacou.
O jornalista apontou que a principal virtude do Flamengo de Filipe Luís, vista claramente na Argentina, é a consistência defensiva, uma "versão mais Simeone", em alusão a um dos técnicos que marcaram a carreira de Filipe como jogador.
"Para mim, a principal virtude do Flamengo dele, que é a capacidade incrível de não tomar gols. O Filipe Luís transformou o Flamengo no Flamengo do Rossi, que é um goleiro que não toma gol. E um time que não toma gol, ele está perto de ganhar tudo", disse.
Na análise específica do jogo contra o Racing, Arnaldo defendeu a opção de Filipe Luís pela linha de cinco defensores, especialmente após a expulsão de Plata, que ele considerou injusta e alinhada ao perfil "caseiro" da arbitragem de Libertadores.
"Depois que ele expulsou o jogador, não tem mais jogo. E para um time que não tem criatividade contra o Racing, foi o pior dos momentos", analisou, referindo-se ao "bumba meu boi" que se tornou a partida.
Foi nesse cenário que, segundo o jornalista, o sistema defensivo prevaleceu.
"A linha de cinco do Flamengo (...) fechou totalmente os espaços e o Flamengo praticamente não correu riscos. (...) É incrível a capacidade do Flamengo não ser vazado. Na eliminatória foi assim, ele não tomou gol algum", ressaltou.
Arnaldo Ribeiro concluiu sua análise destacando que essa solidez defensiva coloca o Flamengo em posição de brigar pela "dobradinha" (Libertadores e Brasileirão), algo raro no continente.
Ele comparou o impacto do trabalho atual com o de Jorge Jesus em 2019, fazendo uma ressalva importante:
"O Jorge Jesus era um técnico consagrado, tinha passado por um monte de lugar, surpreendeu. Mas quem surpreende mesmo é o Filipe Luís em um ano de trabalho, com uma Copa do Brasil, uma final de Libertadores e a disputa do título brasileiro. É muita coisa para pouco tempo", concluiu.
O próximo desafio do Flamengo de Filipe Luís é neste sábado (1º), quando enfrenta o Sport, lanterna do Brasileirão, no Maracanã. A bola rola às 21h (horário de Brasília).









































