
Trétis
·20 de agosto de 2025
Athletico irá trocar o gramado sintético por um novo

In partnership with
Yahoo sportsTrétis
·20 de agosto de 2025
Após nove anos, o gramado sintético da Arena da Baixada será substituído por um novo. O gramado da casa do Athletico será alterado em breve, mas não para o gramado natural, como garantiu o próprio clube à Trétis.
A grama sintética da Arena da Baixada feita com uma tecnologia que mistura fibras sintéticas com um composto orgânico, como casca de coco, chamado Geofill, será trocada por uma nova. A atual está a nove anos na Arena e não passou por trocas, apenas manutenções.
Em contato com a Trétis, a gestão atleticana afirma que não irá substituir o gramado da Arena por grama natural (veja o posicionamento na integra ao final desta reportagem). O clube reforça que a última vistoria da FIFA, realizada em 6 de fevereiro, certificou o gramado como apto para jogos de alto nível por um ano. Em fevereiro de 2026, a vistoria será refeita. Também foi destacada a importância do gramado sintético para a realização de eventos na Arena, já que ele não seria prejudicado por essas atividades.
Jogadores da casa, ex-jogadores do clube e rivais demonstram descontentamento com o estado do sintético a todo momento. As queixas relatam que é um gramado muito duro, ruim, que o jogo não rende e que jogar no CAT Caju é melhor. Kevin Viveros foi um dos jogadores que sentiu a diferença entre os gramados, percebida pela primeira vez no treino realizado na Arena da Baixada, no dia anterior à derrota para o Goiás.
Nos últimos dois anos, o desgaste do estado do gramado ficou mais visível. Caminhando junto com o desgaste do gramado, o rendimento esportivo do Athletico decaiu. Em 2025, vive uma crise na Série B. Sem vencer em casa desde o dia 14 de junho, o Athletico venceu apenas quatro das doze partidas que disputou como mandante. As outras oito estão divididas em quatro empates e quatro derrotas.
No ano, ao todo, são 23 jogos como mandante, com 12 vitórias, seis empates e cinco derrotas. Em 2024, foram 10 derrotas do Furacão como mandante, oito delas por Campeonato Brasileiro. Venceu 21 jogos e empatou seis.
Confira resposta do Athletico:
– O Athletico Paranaense não substituirá o gramado sintético por grama natural. – O campo possui certificação FIFA QUALITY PRO, o mais alto nível internacional. – Não há estudos ou evidências de que o gramado sintético prejudique o jogo ou aumente o risco de lesões. – A tecnologia utilizada para gramado sintético evolui constantemente, acompanhando as melhores práticas mundiais. – O gramado sintético permite a realização de diversos eventos além do futebol, gerando receitas relevantes para o clube. – O clube permanece desenvolvendo projetos para melhoria da tecnologia do gramado e ampliação da capacidade para eventos. – A Arena da Baixada seguirá com gramado sintético, consolidando-se como referência em inovação, qualidade e sustentabilidade.