Esporte News Mundo
·9 de septiembre de 2025
Bolívia está invicta desde que passou a mandar seus jogos em El Alto

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·9 de septiembre de 2025
— Continua depois da publicidade —
Na última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, Carlo Ancelotti jogará pela primeira vez na altitude em sua carreira. A partida não será um desafio simples, com a Bolívia defendendo uma invencibilidade de 14 jogos desde que passou a jogar no Municipal de El Alto, que também fica em La Paz, mas está a 4150 metros acima do nível do mar.
Antes de mudar o mando, a Bolívia mandava seus jogos no Hernando Siles, que fica a 3.637 metros de altitude. Isso não assustou Argentina e Equador, que venceram as duas últimas partidas que foram disputadas no tradicional estádio ainda em 2023 e, desde então, a federação do país optou por mudar o mando para um lugar ainda mais alto.
La Verde atualmente é a oitava colocada na tabela, tendo 17 pontos, um a menos que a Venezuela, seleção que está na zona de repescagem. Para manter o sonho de voltar a disputar uma Copa do Mundo vivo, os bolivianos precisam vencer o Brasil por qualquer placar e torcer para que a Vinotinto tropece contra a Colômbia, em casa, em Maturin.
Desde que passou a mandar seus jogos em El Alto, a Bolívia cresceu nas eliminatórias e manteve viva a esperança de voltar a disputar uma Copa do Mundo. 14 dos 17 pontos foram conquistados na altitude.
Estadio Municipal de El Alto (Foto: Gaston Brito Miserocchi/Getty Images)
Em seis jogos, no Municipal de El Alto, La Verde conquistou quatro de suas cinco vitórias na competição; a única fora foi contra o Chile. Além de dois empates. Foram onze gols marcados e apenas dois sofridos. Apenas Uruguai e Paraguai conseguiram conquistar pontos visitando os bolivianos desde a mudança.
Desde que o técnico Óscar Villegas assumiu depois da demissão do brasileiro Antonio Carlos Zago, La Verde vem em uma crescente, somado à mudança de estádio e também à nova geração de jogadores. Um dos destaques da seleção tem sido o meia Miguelito Terceros, que pertence ao Santos e está emprestado ao América-MG.
O meia, de 19 anos, é o artilheiro da Bolívia com seis gols. Além dele, quem também tem tido muito destaque é o atacante Enzo Monteiro, que também pertence ao Peixe, mas está emprestado ao Auda, da Letônia, e que marcou duas vezes até então.
Enzo e Miguelito comemorando um gol da Bolívia (Foto: Gaston Brito Miserocchi/Getty Images)
Outro destaque da La Verde com passagem pelo futebol brasileiro é o meia Robson Matheus, que passou pelas categorias de base do Corinthians, Palmeiras e Cruzeiro. O meio-campo deu duas assistências até aqui e é uma das peças-chave da equipe.