Coluna do Fla
·9 de septiembre de 2025
Ex-Flamengo faz promessa inusitada caso a Bolívia se classifique para Copa do Mundo

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·9 de septiembre de 2025
As Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo terão a última rodada nesta terça-feira (09), e Bolívia e Venezuela disputam uma vaga nos playoffs do Mundial de 2026. Antes do confronto contra o Brasil, em El Alto, o ex-atacante do Flamengo, Marcelo Moreno, fez uma promessa inusitada: caso os bolivianos garantam a classificação, ele voltará da aposentadoria.
“Se a Bolívia for para o Mundial, vou tentar fazer de tudo, mas eu volto a jogar. Meu sonho, cara. Meu sonho tem que se cumprir em campo, jogando o Mundial”, disse o ex-atacante Marcelo Moreno, em entrevista nesta terça-feira (9) ao portal UOL.
— Joguei cinco Eliminatórias com a Seleção Boliviana. Teve empates, derrotas e vitórias. Então, é sempre um jogo bem difícil contra a Seleção Brasileira, mas, como é uma partida de vida ou morte para a Bolívia, eu acredito em um resultado positivo para a nossa seleção, sim —, finalizou.
Atualmente, a América do Sul conta com seis vagas diretas e uma nos playoffs da Copa do Mundo de 2026. Assim, os seis classificados já garantidos são: Argentina, Brasil, Uruguai, Equador, Colômbia e Paraguai. Por fim, Venezuela e Bolívia disputam a última, que definirá o representante na repescagem.
A Venezuela tem 18 pontos e enfrenta a Colômbia em casa. Dessa forma, para avançar, precisa apenas de uma vitória simples. Já a Bolívia terá de vencer o Brasil, na altitude de mais de quatro mil metros acima do nível do mar, e ainda torcer para que os venezuelanos não conquistem o triunfo.
Marcelo Moreno está aposentado dos gramados desde 2023, quando anunciou que não seguiria atuando como jogador. Na época, o ex-centroavante defendia o Cruzeiro. Além disso, o ex-atacante do Flamengo representou a Seleção Boliviana entre 2007 e 2023, marcando 31 gols em 108 jogos.
A última rodada das Eliminatórias da América do Sul será histórica. Isso porque, caso a Venezuela conquiste a vaga na repescagem, terá a oportunidade de se classificar para a Copa do Mundo pela primeira vez. Por outro lado, os bolivianos buscam a quarta participação, sendo a última em 1994.