Jogada10
·30 de julio de 2025
Brasil goleia Uruguai e está na final da Copa América feminina

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·30 de julio de 2025
Para surpresa de ninguém, o Brasil goleou o Uruguai na noite desta terça-feira, 29/7, e está na final da Copa América Feminina. O duelo no Estádio Casablanca, em Quito, no Equador (país-sede da competição), mostrou um Brasil muito eficaz no ataque e aproveitando os erros defensivos das uruguaias. As Celestes também mostraram qualidade ofensiva e tiveram várias chances para marcar. No fim, Brasil 5 a 1.
Três gols brazucas saíram antes dos 30 minutos do primeiro tempo, com Amanda Gutierres, Gio e Marta, de pênalti. A Rainha fez ótimo jogo — além do seu primeiro gol na competição, deu o passe para o gol de Amanda Gutierrez. Na etapa final, o Uruguai diminuiu com Isa Haas, contra. Porém, Amanda Gutierres, mais uma vez, e Dudinha fecharam o placar.
A final da Copa América será neste sábado, 2/9, contra a Colômbia – que venceu a Argentina nos pênaltis, também no Estádio Casablanca, em Quito. O Brasil, campeão oito vezes da competição (apenas não venceu em 2006, quando perdeu a final para a Argentina), vai tentar mais um caneco. A Colômbia busca sua primeira conquista. As duas finalistas garantiram classificação para os Jogos Olímpicos de 2026. O Uruguai, que pela primeira vez chegou a uma semifinal, disputa o terceiro lugar com a Argentina nesta sexta-feira. Mas uruguaias, argentinas e paraguaias se qualificaram para o Pan de 2027, que será no Peru (classificado como país-sede).
Brasileiras comemoram um dos gols. Seleççao bate Uruguai e está em mais uma final de Copa América. Foto : Lívia Villas Boas / CBF
O Uruguai, logo no início do jogo, teve uma chance aos dois minutos, quando Wendy Carballo chutou para grande defesa de Cláudia. Mas as uruguaias não tinham medo de atacar, também falhavam na defesa. Aos 11, Marta recebeu pela direita e cruzou na cabeça de Amanda Gutierrez, que fez o primeiro gol do Brasil. Dois minutos depois, nova falha na marcação e, após levantamento na área, Fátima Dutra e Gio foram na bola. Mas foi Gio quem ampliou o placar.
O Uruguai seguiu tentando o gol e teve duas chances claras. Uma bola na trave em finalização de Belén Aquino e um chute de Velázquez que certamente seria gol se não fosse Isa Haas, que se jogou na bola e bloqueou o chute. E como as uruguaias eram frágeis na defesa, aos 24 minutos saiu o terceiro gol.
Aos 24, Duda Sampaio cobrou falta para a área, e Daiana Farias dividiu com Isa Haas e caiu feio no lance. Mas a juíza deu uma falta das uruguaias no início do lance. Pênalti que Marta cobrou e fez seu primeiro gol nesta Copa América.
Marta em ação. Rainha fez um gol e deu assistência para outro – Copa América Feminina 2025 – Foto : Lívia Villas Boas / CBF
No início da etapa final, o Uruguai fez um gol. Isa Haas tentou cobrar um escanteio pela esquerda, mas acabou mandando contra a própria rede, fazendo um gol contra. Quase em seguida, Fefa Lacoste perdeu uma boa chance para as uruguaias. Mas o jogo era lá e cá, e Dudinha, por muito pouco, não fez um golaço. Em jogada individual, chutou. Porém, saiu rente à trave.
Aos 19 minutos, veio a tranquilidade. Amanda Gutierres cobrou uma falta da entrada da área. Mandou uma bomba, sem chance para Augustina: Brasil 4 a 1. No fim, Dudinha recebeu de Duda Sampaio e mandou a bomba para fechar o placar. Enfim, Brasil em mais uma final da Copa América.
Copa América Feminina – Semifinal Data: 29/7/2025 Local: Estádio Casablanca, Quito (EQU) Gols: Amanda Gutierrez, 11’/1ºT (1-0); Gio, 13’/1ºT (2-0); Marta, de pênalti, 26’/1ºT (3-0); Isa Haas, contra, 5’1/2ºT (3-1); Amanda Gutierres, 20’/2ºT (4-1); Dudinha, 42’/2ºT (5-1) BRASIL: Claudia, Antonia, Tarciane (Mariza, 14’/2ºT) e Isa Haas (Kaká, 14’/2ºT); Luany, Angelina (Yaya, Intervalo), Duda Sampaio e Fatima Dutra; Marta (Kerolin, 34’/2ºT), Amanda Gutierrez e Gio Gaberlini (Dudinha, Intervalo). Técnico: Arthur Elias URUGUAI: Agustina; Angela Gómez (Fitipaldi, 34’/2ºT), Velazco, Daiana Farias e Correa; Lacoste, Wendy Carballo, Paz (Pilar González, 45’/1ºT) e Pizarro; Belén Aquino e Juliana Vieira. Técnico: Ariel Longo. Árbitra: Zulma Quiñonez (PAR) Assistentes: Nadia Weiler (PAR) e Nancy Fernández (PAR) VAR: Wilfredo Campos (BOL) Cartões amarelos: Isa Haas (BRA); Wendy Carballo, Ariel Longo, Agustina (URU) Cartões vermelhos: Dorneles*(URU, 12’/2ºT) (*) Dorneles foi expulsa no banco de reservas
En vivo