Coluna do Fla
·12 de septiembre de 2025
Bruno Henrique em risco na Libertadores? Suspensão pode ultrapassar fronteiras do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·12 de septiembre de 2025
A suspensão de 12 jogos imposta a Bruno Henrique, válida para o Brasileirão, pode se estender internacionalmente. Isso porque, uma sugestão da Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) visa a extensão da pena para a FIFA. Contudo, apenas após a conclusão do julgamento em segunda instância.
Assim, internacionalizar uma pena pode tirar o atacante de jogos da Libertadores. A punição, porém, é baseada nos artigos 70.1 do Código Disciplinar da Fifa de 2025 e o 140 do Regulamento Geral de Competições da CBF de 2025.
“Se a infração for grave, em particular, mas não se limitando a, discriminação, manipulação de partidas e competições de futebol, má conduta contra árbitros ou falsificação e falsificação, bem como abuso ou assédio sexual, as associações, confederações e outros órgãos organizadores esportivos deverão solicitar ao Comitê Disciplinar a extensão das sanções impostas para que tenham efeito mundial (extensão mundial)”, assim aponta o artigo 70.1. “As condutas ilícitas elencadas no art. 103 deste RGC, sem prejuízo de sua tipificação como crime nos termos dos arts. 165, 198, 199, 200 da LGE, sujeitam-se também à aplicação das sanções mínimas fixadas neste dispositivo em sintonia com aquelas previstas no Código Disciplinar da FIFA, bem como das sanções previstas no CECFB (Código de Ética e Conduta do Futebol Brasileiro)”, assim destaca o 140 da CBF.
Então, o relator do caso, Alcino Guedes, acatou a sugestão, argumentando que a não internacionalização da pena é um “salvo-conduto” para o atleta atuar em outros países. Portanto, está determinada a expedição de ofício à CBF para que os efeitos da pena sejam estendidos e registrados junto à FIFA.
No entanto, o ofício só é enviado após o julgamento em segunda instância, para o qual o já Flamengo recorreu. Então, o clube também solicitou efeito suspensivo para Bruno Henrique. Com isso, agora, o clube aguarda uma resposta que pode definir a participação do camisa 27 em jogos futuros, inclusive da Libertadores.
Na reta final do Brasileirão 2023, Bruno Henrique recebeu cartão amarelo na partida contra o Santos, em Brasília. Assim, casas de apostas identificaram valores altos para a advertência do atacante e denunciaram. Nas investigações, porém, foram encontradas conversas do jogador do Flamengo com o irmão sobre a possibilidade.
En vivo