MundoBola
·24 de enero de 2026
CBF define data para sorteio da 1ª fase da Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·24 de enero de 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou nesta sexta-feira (23) que o sorteio dos mandos de campo da primeira fase da Copa do Brasil vai acontecer na próxima quarta, dia 28 de janeiro. O palco será a sede da entidade, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, em evento com início às 15h (horário de Brasília).
A primeira fase da Copa do Brasil começa no dia 18 de fevereiro, incluindo os 28 piores colocados no ranking da CBF que jogam a competição. No total, 126 equipes disputam o torneio em 2026, com nove fases programadas até aqui. Os times da Série A do Brasileirão só entram na quinta rodada, programada para abril.
Assim, o sorteio de quarta-feira servirá para definir os confrontos da primeira fase e os mandos de campo. Vale ressaltar que, nesta primeira rodada da competição, as eliminações serão decididas em jogos únicos, disputados entre 18 e 19 de fevereiro.
Com 28 times nesta primeira fase, 14 se classificarão para a segunda. É aí que entram na disputa outras 74 equipes, que se juntam às remanescentes da fase inicial. Mais uma vez, as partidas acontecerão em jogos únicos e a partir de sorteio. Só o mando que é diferente, a depender de um chaveamento prévio definido por regulamento.
Os 44 restantes, então, recebem as companhias de Ponte Preta, Barra-SC, Paysandu e Confiança, respectivamente campeões de Série C, Série D, Copa Verde e Copa do Nordeste na terceira fase. Mais uma vez, os classificados serão definidos em partidas únicas.
A quarta fase, última antes da entrada dos times da Série A, será disputada entre os 24 remanescentes da terceira. Pela última vez, os confrontos serão definidos em jogo único, com mando decidido a partir de um sorteio que será feito na segunda fase.
O elenco da Copa do Brasil fica completo de vez na quinta fase, quando os 12 times restantes recebem a chegada das equipes da Série A: Athletico-PR, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Mirassol, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Remo, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória. A partir daí, o mata-mata acontece em sistema de ida e volta.








































