
Palmeiras Online
·10 de octubre de 2025
CBF divulga novos áudios do VAR de São Paulo x Palmeiras; veja análises

In partnership with
Yahoo sportsPalmeiras Online
·10 de octubre de 2025
A CBF divulgou mais áudios das análises do VAR de dois lances reclamados tanto pelo São Paulo quanto pelo Palmeiras, no clássico disputado no último domingo (5 de outubro), pelo Campeonato Brasileiro. O Verdão venceu o jogo de virada, pelo placar de 3 a 2, no Morumbis.
Os áudios são da análise do lance que deu origem ao primeiro gol do Palmeiras, marcado por Vitor Roque. Primeiro, o São Paulo reclamou de uma possível falta de Gustavo Gómez em Tapia no início da jogada. Já o Palmeiras reclamou da não expulsão de Alan Franco por uma cotovelada em Sosa.
Em campo, o árbitro Ramon Abatti Abel entendeu que não houve falta de Gustavo Gómez em Tapia. No VAR, Ilbert Estevam da Silva concordou com a interpretação de Ramon.
“Nada, nada! Jogador (Tapia) já está se jogando, e tem o braço de referência (de Gómez). Pode ir!“, diz Ramon Abatti Abel.“O atacante já chega caindo”, fala Fabricio Porfirio de Moura, AVAR.“Exato”, concorda Ilbert Estevam da Silva“Legal, legal, tudo legal. Para mim, tem o braço aqui do (Alan) Franco [em Sosa]. Gol”, diz Ramon.“A gente descartou como DOGSO [jogada clara e manifesta de gol envolvendo Tapia e Gómez], mas vamos checar agora isso aí, tá?”, fala Fabricio.
Já na cotovelada de Alan Franco em Ramón Sosa, reclamada pelo Palmeiras, Ramon Abatti Abel não entendeu como jogada violenta. Os árbitros responsáveis pelo VAR também concordaram com a interpretação de campo.
“Dê uma olhada (no lance envolvendo Alan Franco com Sosa)“, diz Ramon.“Essa ação aqui do defensor nós não temos uma conduta violenta, tá OK?”, afirma Ilbert.“Tudo checado, tudo checado, gol confirmado”, diz Ilbert.
Nessa quinta-feira (9 de outubro), a CBF já havia divulgado os áudios das análises de outros quatros lances. Veja abaixo.
Possível pênalti de Allan em Tapia
O lance mais reclamado pelo Tricolor foi um possível pênalti não marcado de Allan em Tapia. No diálogo, Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da SIlva, responsável pelo VAR, concordaram que houve um escorregão do jogador palmeirense antes de atingir o adversário.
“Escorregou, escorregou, o jogador escorrega e os dois estão olhando para a bola! Pode seguir! Não tem nenhum tipo de entrada aqui”, diz Ramon.“Ouvimos, tá, Ramon? Vamos checar agora”, disse Ilbert.“Para mim, ele escorrega, o jogador bate nele e cai”, completa Ramon.“Nós temos uma bola que está saindo da área, tem um jogador do Palmeiras que escorrega e ele tem um contato com seu adversário, tá? Eu estou focado justamente nesse escorregão”, analisa Ilbert.“Para mim foi um choque, o jogador do Palmeiras escorrega, a bola está passando, há o choque, mas jogador escorregou”, disse Ramon“Olha só: a gente tem essa condição aqui, a bola está saindo da área, totalmente acidental… Ramon, é justamente isso que você narra, tá? Tem o jogador do Palmeiras que escorrega, e esse contato com o atleta é acidental. É uma bola saindo da área, tá? E o jogador do Palmeiras claramente tem um escorregão, tá. Ramon, ainda confirmo para você que a bola não está para nenhum dos dois atletas, tá”, finaliza Ilbert.
Outro lance questionado pelo São Paulo foi sobre uma possível expulsão de Andreas Pereira. O meia fez falta em Marcos Antônio e recebeu cartão amarelo. O Tricolor questionou a aplicação do cartão amarelo e não do vermelho.
“Eu quero ver esse contato“, diz Ilbert.“Ele pisa na bola e o jogador chuta a sola dele”, afirma Ramon.“O contato mais forte é embaixo. Tem um contato que não é pleno na canela e posteriormente embaixo, junto com o pé […] Deixa eu dar uma olhada se não é um lance em que ele despreza a disputa da bola e vai por cima […] Tem intensidade média, seguimos, tá? Confirmada a decisão do cartão amarelo”, concluiu Ilbert.
O lance em que o zagueiro Gustavo Gómez cometeu falta em Tapia, no primeiro tempo, também foi checado pelo VAR por um suposto pisão.
“Eu quero ver duas coisas: esse primeiro contato em cima e depois um possível pisão”, disse Ilbert.“Não tem intenção aqui, tem pisão, mas é disputa”, afirma Ramon.“O jogador está na passada. Quero ver o movimento do pisão. O jogador está desequilibrado e vai tentar saltar o jogador caindo. Não tem um local para cair. Tudo checado, pode seguir”, conclui Ilbert.
Já no segundo temo, Gustavo Gómez e Tapia se envolveram em uma disputa de bola em que Gómez acertou o rosto do jogador são-paulino, que ficou sangrando. Na análise, o lance foi considerado acidental.
“Ramon, o jogador (Tapia) está sangrando lá na linha de fundo”, diz Ilbert no VAR.“É esse momento aí. Quando ele [Gómez] vai levantar, ele tocou lá [no rosto de Tapia]. É antes, quando ele vai levantar. Ele vai levantar, toca o cotovelo. Já foi checado, Ramon, quando ele vai levantar, ele atinge com o cotovelo, mas não há nenhum gesto adicional, não há nenhuma ação de cotovelada no adversário. Só tentou levantar o corpo”, explica Ilbert.
PARTICIPE E SIGA O PALMEIRAS ONLINE NOS CANAIS E REDES SOCIAIS+ Receba notícias do Verdão direto no seu e-mail+ As melhores casas de apostas no Brasil+ Palpites de hoje+ Canal do Palmeiras Online no WHATSAPP+ Siga no Facebook+ Instagram+ Twitter+ Inscreva-se no YouTube+ Podcast+ Canal do Telegram