oGol.com.br
·30 de septiembre de 2025
Ceará supera o São Paulo no Morumbi e volta a vencer no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·30 de septiembre de 2025
O Ceará foi um visitante indigesto no Morumbi, e nesta segunda-feira, 29, venceu o São Paulo por 1 a 0, no encerramento da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória deu fim a uma sequência negativa do Vozão, com quatro jogos sem vencer. Já o Tricolor conheceu sua segunda derrota seguida na competição e a quarta no geral.
Com a vitória, o Ceará chegou a 31 pontos e subiu para a 11ª posição da Série A. Já o São Paulo, com 35 pontos, ocupa o sétimo lugar.
O São Paulo já começou a partida impondo uma forte marcação alta ao Ceará e fazendo o jogo acontecer no seu campo ofensivo. O Tricolor, no entanto, logo percebeu que não teria vida fácil para criar chances de gol. O Vozão que teve a primeira finalização certa. Em contra-ataque, Galeano inverteu para Pedro Raul, que abriu espaço na linha da grande área, bateu firme, mas no meio do gol. Rafael defendeu.
Novamente em contra-ataque, o Ceará acertou o alvo e assustou a equipe mandante. Aos 14, após cruzamento da direita, Pedro Raul cabeceou bem e Rafael se jogou para fazer uma boa defesa. A bola continuou com o São Paulo, que rondou a área sem conseguir invadir e precisou arriscar de fora da área, sem ter nenhum acesso. Marcação cearense funcionou.
O São Paulo começou a assustar o Ceará aos 24, quando Enzo Díaz cobrou falta na área, o goleiro Bruno Ferreira saiu mal do gol e Arboleda cabeceou para fora. Já aos 28, após rara roubada no ataque, Bobadilla avançou na intermediária, chutou forte e a bola passou perto. Aos 38, Rodriguinho arriscou de fora da área, a bola desviou no caminho e carimbou o travessão.
O jogo ficou mais animado, ainda com o São Paulo mais ofensivo. Aos 40, Cedric fez grande jogada na esquerda, cruzou de trivela e Luciano cabeceou para fora. Pouco depois, Rodriguinho chutou livre na meia-lua, mas mandou nas mãos do goleiro. Na reta final do primeiro tempo, o Ceará que manteve a bola no ataque e impôs uma pressão, mas sem bons chutes.
As duas equipes retornaram com substituições do intervalo, dando mais velocidade aos seus ataques. A consequência para a partida foi imediata. O São Paulo já ficou no quase com Ferreirinha, que abriu da esquerda para o meio e chutou na trave. A resposta do Ceará foi com Pedro Henrique, que arriscou de fora da área e Rafael defendeu.
No lá e cá, o Ceará levou a melhor. Aos 11, Alisson tentou cortar um cruzamento, mas deu de presente para Pedro Henrique, que foi frio para driblar Rafael e empurrar para o fundo da rede. Comandado por Lucas Moura, o São Paulo se lançou ao ataque em busca de uma reação, mas já teve que enfrentar a retranca cearense. Aos 22, Bobadilla cabeceou na pequena área, mas o goleiro pegou fácil.
Depois de novas substituições dos dois lados, o jogo voltou a fluir ainda com a mesma dinâmica. O São Paulo seguiu com problemas para furar o sistame defensivo do Ceará e o Vozão não aproveitou espaços generosos no contra-ataque. Pelo Tricolor, Luciano ficou na bronca pedindo pênalti em toque no braço de Marcos Victor após cabeçada. O juiz mandou seguir.
Aos 41, Pedro Raul teve uma enorme chance com muita liberdade em contra-ataque, mas atrasou o lance ao entrar na área e acabou desarmado. Nos acréscimos, em boa trama do Vozão, Guilherme caiu na área e o pênalti foi marcado. No entanto, o juiz mudou de opinião depois de revisão no VAR.