Esporte News Mundo
·21 de noviembre de 2025
Conmebol pensa em unificar títulos de competição extinta e torneio atual

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·21 de noviembre de 2025

Às vésperas da final da Copa Sul-Americana 2025, o tema da unificação dos títulos da antiga Copa Conmebol voltou ao debate no continente.
O assunto mobiliza Atlético-MG, Botafogo, São Paulo e Santos, todos campeões da competição extinta e diretamente interessados em ver suas conquistas reconhecidas como equivalentes às da atual Sul-Americana.
O Atlético-MG, que enfrenta o Lanús neste sábado (22), às 17h (de Brasília), acompanha o processo com atenção especial. Bicampeão da Copa Conmebol, em 1992 e 1997, o clube seria o mais beneficiado caso a unificação avance. Além do simbolismo histórico, o Galo somaria pontos valiosos no ranking oficial da Conmebol.
A discussão não é nova. Em 2022, a entidade sul-americana chegou a ensaiar uma aprovação, mas uma votação envolvendo um comitê de 16 clubes e representantes das dez confederações apontou a necessidade de mais tempo para análise. Desde então, o projeto segue em revisão interna.
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, participou das reuniões iniciais e confirmou ao Globo Esporte que o tema está atualmente sob avaliação do conselho executivo da entidade.
Contudo, o dirigente foi direto. Não há previsão para uma decisão definitiva. A indefinição mantém em suspense os quatro clubes brasileiros que aguardam uma resposta há anos.
Criada em 1992, a Copa Conmebol reunia equipes classificadas entre os melhores colocados do Campeonato Brasileiro, à exceção do campeão, além do vice da Copa do Brasil. A competição durou até 1999 e serviu como um dos principais torneios internacionais para times do continente naquele período.
En vivo









































