Destaques e estatísticas: como chega o Cruzeiro para confronto direto com Flamengo | OneFootball

Destaques e estatísticas: como chega o Cruzeiro para confronto direto com Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·2 de octubre de 2025

Destaques e estatísticas: como chega o Cruzeiro para confronto direto com Flamengo

Imagen del artículo:Destaques e estatísticas: como chega o Cruzeiro para confronto direto com Flamengo

O Flamengo enfrenta o Cruzeiro nesta quinta-feira (25), às 20h30, no Maracanã, pela 26ª rodada do Brasileirão. Confronto direto que tem clima decisivo no terço final do campeonato. Um triunfo garante uma grande vantagem contra os mineiros e, do outro lado, um rival que tenta a todo custo impedir que o Rubro-Negro desgarre.

O Mengão passou pela rodada perfeita, com vitória sobre o Corinthians e tropeços dos rivais, e lidera o Brasileirão de forma isolada com 54 pontos. Vencer o Cruzeiro no Maracanã significa aumentar a vantagem que hoje é de quatro pontos para sete, sendo que tem um jogo a menos que o rival.


OneFootball Videos


Além disso, mantém a distância para o Palmeiras em cinco pontos. A equipe paulista tem 52 pontos e um jogo a menos que o Fla, ou seja, cinco pontos de vantagem deixam o Rubro-Negro com uma rodada de "garantia" na liderança.

O Cruzeiro chega ao confronto com o Flamengo após derrota para o Vasco em São Januário, no último sábado (27). Contudo, a equipe encara a partida desta quinta como uma decisão. A expectativa é que o Mengão precise apresentar o alto nível que já demonstrou ao longo do ano para conquistar os três pontos.

Momento do Cruzeiro

A derrota para o Vasco encerrou uma série de seis vitórias consecutivas do Cruzeiro na temporada. Leonardo Jardim afirmou que o resultado negativo não vai influenciar no Maracanã, mas abre uma possibilidade para o Flamengo impor um momento que não passa desde abril, última vez que perderam duas seguidas sob o comando do português.

Os reveses para Red Bull Bragantino e Palestino aconteceram em fase de oscilação na temporada, aliada à queda na Sul-Americana. Perder no Maracanã, ficar sete pontos atrás do Flamengo e ainda com um jogo a mais pode ser o ponto de partida para um novo momento conturbado.

Flamengo x Cruzeiro em um cenário "padrão" dos jogos no Maracanã e que fica evidente pelas estatísticas dos times. O Mengão domina o jogo no campo adversário, com 67% de posse de bola e 273 passes no ataque em média.

Enquanto o rival não fica muito com a bola (47%), troca menos passes (151) e usa mais bolas longas. Por outro lado, a marca de terceiro melhor ataque mostra que a equipe consegue levar perigo aos adversários.

Estratégia para enfrentar o Flamengo

Leonardo Jardim deve repetir o plano do primeiro turno, quando o Cruzeiro venceu por 2 a 1 com marcação alta e contra-ataques após erros rubro-negros. Mesmo superando a primeira linha, o Flamengo pouco criou naquela ocasião e finalizou apenas cinco vezes.

A força mineira fora de casa segue nessa proposta: em quatro dos últimos seis jogos como visitante, marcou em lances de pressão ou transição rápida. O foco foi forçar um erro para recuperar a bola e acelerar em direção ao gol, maneira que abriram o placar.

Mas esse cenário não é novidade para o Mengão, ainda mais no Maracanã. Filipe Luís já demonstrou que não abandona o modelo de tentar sair jogando desde a defesa e certamente tentará encontrar soluções para a pressão. Além disso, costuma mudar peças no ataque justamente para explorar as fraquezas das defesas rivais.

Contra um time que pressiona alto, por exemplo, Bruno Henrique pode ser opção no comando de ataque. Escolha que visa utilizar a velocidade do atacante no espaço nas costas dos defensores após superar a primeira pressão.

Destaques

Kaio Jorge é o grande nome do Cruzeiro na temporada. Ele tem 20 gols no ano, sendo 15 no Brasileirão, muito também pela forma de jogo que o privilegia. Mais avançado do ataque, é o ponto final da maioria das jogadas quando o time rouba a bola e acelera em contra-ataques.

Outro destaque é Matheus Pereira, dono de cinco gols e seis assistências no Campeonato Brasileiro. O camisa 10 é o centro criativo do meio-campo mineiro. Ambos certamente serão os maiores pontos de atenção da defesa rubro-negra.

Gabigol não vive grande fase e deve começar o jogo no banco de reservas. Ele terá holofotes ao menos pelo reencontro com o Flamengo no Maracanã. Quem também retorna é Fabrício Bruno, sem o mesmo peso para a torcida, mas em bom momento no time.

Desfalques

Provável escalação do Cruzeiro contra o Flamengo

Ver detalles de la publicación