MundoBola Flamengo
·20 de septiembre de 2025
Destaques e estatísticas: como chega o Vasco para enfrentar Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·20 de septiembre de 2025
O Flamengo enfrenta o Vasco neste domingo (21), às 17h30, no Maracanã, pela 24ª rodada do Brasileirão. Clássico entre as quartas de final da Libertadores, mas o Mengão também precisa manter a vantagem na liderança da liga nacional. Do outro lado, um rival que briga contra mais um rebaixamento e dá ainda mais importância para os jogos contra o Fla.
O Flamengo lidera o Brasileirão com 50 pontos e busca manter a vantagem de três pontos na ponta da tabela. Vencer o Vasco no Maracanã garante pelo menos a manutenção da distância. Mas, em caso de tropeços de Cruzeiro e Palmeiras, a diferença pode subir para até seis pontos.
A briga do cruzmaltino está na outra ponta da tabela. O rival do Mengão é o 15º colocado do Brasileiro, com apenas 23 pontos, e pode voltar para a zona de rebaixamento caso deixe o Maracanã derrotado. Justamente a expectativa de todo o torcedor do Mais Querido antes da bola rolar.
O Vasco protagoniza mais uma temporada muito ruim em todos os aspectos dentro de campo. A equipe acumula partidas de desempenho muito ruim, o que naturalmente reflete nos resultados. O resultado é um time com menos vitórias do que empates e derrotas na temporada: 15 triunfos, 18 empates e 18 derrotas.
Outro fator que evidencia a péssima temporada feita pelo Vasco é que sequência quatro jogos sem perder é a melhor desde o fim do Campeonato Carioca, em março. O momento supera uma série de quatro empates em julho, já que a sequência atual conta com uma vitória sobre o Sport.
Há outra característica da temporada vascaína que pode indicar ainda mais favoritismo do Flamengo. O time de Fernando Diniz costuma sofrer quedas após bons resultados. Vide as derrotas para Juventude e Corinthians depois de golear o Santos, ou o empate em casa com o Ceará após se classificar na Copa do Brasil.
O somatório de todos esses fatores certamente aumenta a pressão em São Januário antes do clássico. Voltar para a zona de rebaixamento com derrota para o Flamengo potencializa o problema. Por outro lado, uma rara vitória seria tratada como um grande título na temporada.
Diniz é um treinador com convicções fortes, e o Vasco deve tentar ficar com a bola o máximo que conseguir. Mas é improvável imaginar que o Fla não vai dominar a posse e ter volume ofensivo. Assim como fez no passado, o treinador rival deve povoar o meio-campo para tentar tirar o conforto do Mengão com bola.
Além de tudo isso, o Flamengo leva ampla vantagem no histórico recente contra o Vasco. Nos últimos 20 clássicos, o time rubro-negro venceu 14 partidas, empatou quatro e perdeu apenas duas, mostrando sua consistência tanto no Brasileirão quanto no Campeonato Carioca.
Essa dominância reforça a expectativa de que o Mengão chegue mais preparado para o confronto no Maracanã. Além de ser mais um fator que aumenta ainda mais a pressão sobre o rival, que corre o risco de entrar em momento delicado na temporada.
Pablo Vegetti é o artilheiro do Vasco na temporada de forma isolada, com 24 gols. São 14 gols a mais do que o segundo colocado, o jovem Rayan, autor de 10 tentos. Contudo, a relação do centroavante argentino com a torcida não passa por um bom momento.
Torcedores estão questionando a qualidade técnica do atacante, que pode começar no banco de reservas no clássico. Dessa forma, toda a esperança vai recair sobre Philippe Coutinho. O meio-campista subiu de desempenho nos últimos jogos e chegou aos 10 gols no ano. Mas pode ficar sobrecarregado contra a forte defesa rubro-negra.
Diniz mantém duas dúvidas para o time titular do Vasco. Puma Rodríguz e Victor Luís disputam a vaga na lateral esquerda deixada por Piton. Já no ataque. Vegetti pode perder o lugar para o colombiano Andrés Gómez.
Assim, um possível Vasco para enfrentar o Flamengo é: Léo Jardim, Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan, Puma Rodríguez (Victor Luís), Hugo Moura, Barros, Coutinho, Nuno Moreira, Rayan e Vegetti (Andrés Gómez).
Aviso de Jogo Responsável: as apostas esportivas envolvem riscos financeiros. Não há resultados garantidos, e as odds podem variar até o início e durante a partida. Aposte com responsabilidade, apenas valores que esteja disposto a perder. Proibido para menores de 18 anos.
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo