Gazeta Esportiva.com
·5 de noviembre de 2025
Dorival consolida novo esquema e Corinthians completa três jogos sem sofrer gols

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·5 de noviembre de 2025

O Corinthians evoluiu nos últimos jogos e vive um momento de ascensão no Campeonato Brasileiro. A equipe, que antes sofria com altos e baixos, encontrou regularidade e solidez defesiva com o novo esquema adotado pelo técnico Dorival Júnior.
Há algum tempo Dorival já vinha ensaiando o sistema com três defensores, mas formação foi colocada em prática nas últimas rodadas do Brasileirão. O time oscilou, mas enfim se adaptou e agora colhe os frutos.
Já são três jogos consecutivos sem sofrer gols. Neste período, foram três triunfos que colocaram o Timão na disputa por uma vaga na Libertadores do ano que vem.
Dorival Júnior tem algumas opções para escalar o Corinthians com três defensores. O pilar do sistema é o central Gustavo Henrique, titular absoluto da equipe sob comando do treinador. Já pelo lado direito, o atual dono da posição é o jovem João Pedro Tchoca, que roubou a posição de André Ramalho.
O lado esquerdo sofre mais alternâncias. Angileri exerceu a função na vitória sobre o Grêmio, no último domingo, mas Cacá, Hugo e até Raniele, mais recuado, podem atuar na posição.
Em entrevista coletiva, o técnico Dorival Júnior falou sobre as variações que o esquema entrega à equipe. Desde a chegada do comandante, em 34 partidas disputadas, o Corinthians não foi vazado metade delas (17 jogos).
“É um esquema que você pode ter alternâncias dentro da partida. Trabalhamos variações com jogadores que têm esse perfil. Se tenho o Angileri, posso adiantar o Bidu ou colocá-lo mais por dentro. Hoje o Grêmio tinha uma transição forte com o Alysson pelo lado, e o Angileri não permitiu nenhuma situação, fez uma marcação impecável. Tínhamos saída de bola e estávamos bem posicionados com o nosso sistema defensivo. Já fizemos com o Raniele, três zagueiros, com o Hugo, até segurando o Matheuzinho. São alternâncias que você provoca pelo entendimento que os jogadores possuem”, analisou.
“Hoje mais uma vez não sofremos gols. São 34 partidas e em metade delas não sofremos gols. Isso é um fato importante”, acrescentou.
O Corinthians vive um momento de ascensão no Campeonato Brasileiro. A equipe de Dorival Júnior emendou uma sequência de três vitórias consecutivas e se colocou na briga por uma vaga na Libertadores de 2026. O Timão ocupa o décimo lugar da tabela de classificação, com 42 pontos, seis de distância para o Botafogo, que abre o G6.
En vivo









































