Papo na Colina
·20 de diciembre de 2025
Entenda por que Memphis não treinou com o Corinthians antes da final da Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·20 de diciembre de 2025

A ausência de Memphis Depay nos treinamentos do Corinthians antes do primeiro jogo da final da Copa do Brasil chamou atenção e ganhou repercussão após o empate sem gols contra o Vasco, na Neo Química Arena. A situação ganhou ainda mais destaque após a reação de insatisfação do atacante ao ser substituído no segundo tempo da partida.
Segundo apuração do ge, o atacante holandês não sofreu nenhuma nova lesão. A decisão de preservá-lo foi tomada de forma conjunta pela comissão técnica e pelo departamento de preparação física, como parte de um controle de carga, visando evitar um desgaste maior antes da partida decisiva de domingo (21), no Maracanã.
Em entrevista coletiva após o confronto de ida, o técnico Dorival Júnior explicou a substituição de Memphis aos 38 minutos do segundo tempo, destacando a preocupação com a condição física do jogador.
— O Memphis foi substituído faltando dez minutos para o fim do jogo pensando num desgaste ainda maior. Se ele sofre uma lesão, não o teríamos no domingo. Ele terá 90 minutos para nos ajudar — afirmou Dorival.

Memphis Depay em campo pelo Corinthians na final da Copa do Brasil contra o Vasco — Foto: Marcos Ribolli
Histórico recente e desgaste físico
Memphis vem de um edema ósseo no joelho esquerdo, problema que o afastou de três partidas do Campeonato Brasileiro. O atacante retornou recentemente, entrando no segundo tempo da partida contra o Juventude.
Na semifinal da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, iniciou como titular no jogo de ida, mas foi substituído antes do apito final. Na partida de volta, atuou durante os 90 minutos, além da prorrogação e da disputa por pênaltis. Já contra o Vasco, demonstrou irritação ao deixar o campo no fim do segundo tempo.
Além do problema no joelho, o holandês sofreu outras cinco lesões ao longo da temporada de 2025. Mesmo assim, ao entrar em campo na decisão, ele atingirá a marca de 51 partidas na temporada, igualando o maior número de jogos disputados em um único ano na carreira — feito alcançado em 2017/2018, quando defendia o Lyon, da França.
Calendário pesado e elenco no limite
O calendário apertado de 2025 impactou diretamente o desempenho físico do elenco corintiano. A sequência de quatro jogos decisivos da Copa do Brasil em apenas 11 dias levou o grupo ao limite.
Outros jogadores importantes, como Raniele, Rodrigo Garro e Yuri Alberto, também enfrentaram problemas musculares nas últimas semanas e não chegaram em plenas condições físicas para a final.

Foto: Matheus Lima/Vasco.
— Fizemos tudo o que era possível para buscar recuperação. Avaliações, conversas e cuidados para evitar a falta de energia em campo. Ainda assim, muitos atletas não estavam em sua melhor condição — explicou Dorival.
Números da temporada
Com a decisão da Copa do Brasil no Maracanã, o Corinthians encerrará a temporada com 74 partidas disputadas, número que iguala os anos de 2012 e 2019 como os mais exigentes da história recente do clube.
Até o momento, o Timão soma 34 vitórias, 19 empates e 20 derrotas, com aproveitamento de 55,25%. Em 2025, o clube disputou cinco competições: conquistou o Campeonato Paulista, foi eliminado na fase de grupos da Sul-Americana, caiu na pré-Libertadores, terminou o Brasileirão na 13ª colocação e chegou à final da Copa do Brasil.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.









































