
Central do Timão
·20 de agosto de 2025
Especialista comenta lesão de José Martínez e indica prazo para retorno do volante ao Corinthians

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·20 de agosto de 2025
Na última terça-feira, 19, o Corinthians informou que o volante José Martínez sofreu uma fratura no quarto metacarpo da mão esquerda durante o treino da manhã e precisará passar por cirurgia. Em entrevista ao Meu Timão, o Dr. Flavio Faloppa, ortopedista e traumatologista, detalhou a lesão do jogador e o processo de recuperação.
Segundo o especialista, o clube acertou ao optar pela intervenção cirúrgica, já que ela possibilita uma recuperação mais rápida. O médico explicou como, geralmente, esse tipo de procedimento é realizado.
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
“O que eu posso dizer é que, na fratura dos metacarpianos, quando há desvio, realmente o tratamento cirúrgico é a melhor opção, inclusive para uma recuperação mais rápida. Então, normalmente, são feitas fixações com placa e parafusos, o que estabiliza mais rapidamente a fratura e permite que ele volte mais cedo”, afirmou.
Sobre o prazo de retorno, Faloppa destacou que o diagnóstico definitivo depende dos exames radiográficos, que determinam com precisão a gravidade da lesão. No entanto, ele indicou que existe um tempo médio de recuperação para esse tipo de fratura, após o qual o atleta já pode retomar suas atividades físicas.
“Normalmente o tempo de retorno é em torno de quatro semanas, mais ou menos. Aí o paciente já pode retornar à atividade, eventualmente colocando alguma proteção no local. Mas, normalmente, esse é o tempo”, estipulou o especialista.
Caso a recuperação aconteça dentro do prazo estimado, Martínez deve desfalcar o Corinthians por cerca de um mês. Nesse período, o volante pode perder seis partidas: quatro pelo Campeonato Brasileiro — contra Vasco, Palmeiras, Fluminense e Sport — e duas pelas quartas de final da Copa do Brasil, diante do Athletico-PR. A projeção leva em conta as datas-base definidas pela CBF.
Com a lesão, o venezuelano se junta a um departamento médico já cheio no Corinthians. Além dele, o clube acompanha a recuperação de Memphis (lesão no músculo posterior da coxa), Yuri Alberto (cirurgia para correção de hérnia inguinal) e André Carrillo (lesão ligamentar no tornozelo esquerdo). Hugo Farias, que tratava o mesmo problema do camisa 9, já está em fase de transição física.
Veja mais:
En vivo