Portal dos Dragões
·11 de enero de 2026
Experiência de Thiago Silva pode valer entrada na equipa titular no clássico frente ao Benfica

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·11 de enero de 2026

Antes mesmo da abertura do mercado de inverno, o FC Porto surpreendeu ao assegurar Thiago Silva, que regressa aos dragões da cidade do Porto cerca de duas décadas depois.
Depois de ter rescindido com o Fluminense no final do ano civil anterior, o experiente central passou férias no Brasil e desembarcou em Portugal nos primeiros dias de janeiro. Adaptou-se rapidamente aos novos companheiros e integrou o estágio de meio da temporada que o FC Porto efectuou esta semana na Quinta do Lago, em Almancil.
Contrariando possíveis expectativas dos mais cépticos, o defesa de 41 anos apresentou-se no estágio em excelente forma física. Em 2025, Thiago Silva, cujo último encontro fora a 14 de dezembro frente ao Vasco da Gama, disputou impressionantes 46 partidas, nas quais assinou quatro golos e uma assistência.
Face à elevada carga de jogos que o número 3 dos dragões suportou no último ano, Farioli poderia ter optado por poupar Thiago Silva no duelo com o Farense, colocando-o no banco. No entanto, o central foi titular no eixo da defesa ao lado de Jan Bednarek e parece provável que volte a sê-lo na quarta-feira, perante o Benfica.
A ausência de Francisco Moura, em tratamento de uma lesão no adutor esquerdo, levou o treinador italiano a colocar Jakub Kiwior, normalmente parceiro de Bednarek, no lado esquerdo da defesa. Pripic, por ter mais tempo de casa, poderia ter sido a escolha natural, mas Farioli surpreendeu ao apostar no ex-jogador do Fluminense – uma opção que poderá repetir no Clássico dos quartos de final da Taça de Portugal, agendado para o Estádio do Dragão daqui a três dias.
Com Nicolás Otamendi impedido de actuar no mesmo encontro, devido a um cartão vermelho sofrido na derrota ante o Sporting de Braga (1-3) na meia-final da Taça da Liga, o FC Porto dispõe no seu plantel do jogador com mais experiência em confrontos de elevado grau de exigência.
Aos 41 anos, Thiago Silva passou pelos maiores palcos do futebol mundial e conta com mais de cinquenta Clássicos ao longo das passagens por AC Milan, Chelsea, Paris Saint-Germain, Fluminense e até pela seleção do Brasil – equipa contra a qual já enfrentou a Argentina por oito vezes.
Em termos estatísticos, Lyon, Marseille e AS Monaco são as equipas com que o central mais se mediu em desafios de grande dificuldade: 17 jogos contra cada uma, todos na sua etapa no PSG. No Brasil, viveu rivalidades intensas no Rio de Janeiro contra Vasco da Gama, Botafogo e Flamengo, assim como confrontos relevantes com Palmeiras, Corinthians e São Paulo.
Da sua experiência em Inglaterra destacam-se mais de uma dezena de embates frente a Manchester City, Arsenal e Manchester United, sem esquecer a intensa rivalidade entre AC Milan e Inter, bem como os encontros especiais com a Juventus.
Não surpreende, por isso, que Francesco Farioli possa recorrer à vasta experiência de Thiago Silva em Clássicos para obter vantagem sobre o Benfica num jogo em que cada detalhe poderá ser decisivo.









































