Zerozero
·9 de septiembre de 2025
FC Famalicão pondera impugnar arranque da Liga BPI e da II Divisão Nacional feminina

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·9 de septiembre de 2025
O FC Famalicão afirmou esta terça-feira, num comunicado enviado à imprensa, que está a ponderar impugnar o arranque da Liga BPI e da II Divisão Nacional, depois de ter recebido da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a confirmação da sua inscrição no segundo escalão, decisão que o clube considera irregular e prejudicial.
Em comunicado, os famalicenses revelam ter sido informados, no passado dia 5 de setembro, que a inscrição da equipa ficou validada «no cumprimento da decisão alcançada no Processo n.º 29A/2025 proferida pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD)».
O emblema minhoto recorda, no entanto, que foi convidado a participar na Liga BPI, onde se inscreveu e preparou toda a sua estrutura, sem nunca ter sido alertado de que esse convite estaria sujeito a condições - tal como havia feito publicamente, em nota publicada nas redes sociais.
«O FC Famalicão não foi comunicado que tal convite era efetuado sob condição nem que estava dependente da verificação de uma qualquer circunstância», lê-se.
O clube sublinha ainda que a decisão do TAD apenas determinou a admissão imediata do Damaiense na Liga BPI, sem que estivesse em causa a exclusão de qualquer equipa. Apesar disso, a FPF procedeu ao sorteio da II Divisão no dia seguinte à comunicação, o que o FC Famalicão considera ser um ato «altamente irregular» e revelador de «leviandade, desrespeito e desconsideração».
A situação, frisa o clube, coloca em risco o planeamento desportivo e financeiro para a época 2025/26, bem como o futuro das jogadoras e equipa técnica, recordando que já viu canceladas as inscrições das atletas estrangeiras que tinha registado na plataforma Score para competir na Liga BPI.
Perante este cenário, o FC Famalicão admite não ter «outra alternativa que não seja a impugnação do começo dos campeonatos» até que exista uma decisão definitiva sobre o caso.
«O FC Famalicão tudo fará para competir na Liga BPI, para a qual se preparou, defendendo a sua reputação institucional, assim como a das suas atletas, equipa técnica e de toda a estrutura», conclui o comunicado.