Portal dos Dragões
·8 de noviembre de 2025
FC Porto estreia documentário Nascido para Marcar sobre Fernando Gomes a 21 de novembro

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·8 de noviembre de 2025

Estreia na próxima sexta-feira, 21 de novembro, às 21h, o documentário “Nascido para Marcar”, que revisita a carreira de Fernando Gomes, o eterno “Bibota” e principal marcador da história do Futebol Clube do Porto.
Realizado pelos serviços internos do Futebol Clube do Porto, o filme acompanha toda a vida de Fernando Gomes, desde as primeiras jogadas no bairro de Campanhã até à consagração como uma referência do clube e do futebol português.
“Nascido para Marcar” inclui depoimentos de Fernando Gomes e de figuras emblemáticas do clube como José Maria Pedroto ou Jorge Nuno Pinto da Costa, tendo sido estruturado, sobretudo, a partir de 34 entrevistas exclusivas a pessoas que acompanharam distintas fases da sua trajetória.
Do núcleo familiar aos amigos de infância que testemunharam a emergência do seu talento para o golo, passando pelos companheiros das camadas jovens do FC Porto que treinaram sob comando de António Feliciano e, naturalmente, por muitos colegas do balneário portista – como João Pinto, Rodolfo Reis, Paulo Futre, Jaime Magalhães ou Jaime Pacheco, entre outros.
Dado que a carreira de Fernando Gomes ultrapassou o azul e branco, o documentário integra também relatos de jogadores da CUF, adversários iniciais na sua estreia como sénior em 1974; rivais históricos como Humberto Coelho ou Toni; colegas do Sporting de Gijón, onde esteve duas épocas, como o capitão Joaquín ou Giménez; e figuras do Sporting CP, entre as quais Jorge Cadete e o então presidente José Sousa Cintra.
Um acervo de memórias sobre um jogador que totalizou mais de 400 golos na carreira, dos quais 355 foram apontados ao serviço do FC Porto – uma marca que permanece inalcançável até hoje.
A estreia mundial de “Nascido para Marcar” terá lugar no canal de Youtube do FC Porto, às 21h do dia 21 de novembro, véspera do que teria sido o seu aniversário.
“Nascido para Marcar” é mais uma produção interna do FC Porto dedicada a homenagear uma das suas personalidades históricas, na sequência do documentário “José Maria Pedroto – Um Homem Superior”, lançado em janeiro passado.









































