Esporte News Mundo
·2 de octubre de 2025
Fifa estuda mudança importante para a Copa do Mundo de Clubes

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·2 de octubre de 2025
— Continua depois da publicidade —
A Fifa está considerando mudar as regras da próxima edição da Copa do Mundo de Clubes. Segundo o jornal inglês ”The Times”, a ideia é aumentar ainda mais equipes de um mesmo país, permitindo a participação de até três clubes ao invés de apenas dois.
O aumento por país faria com que se repetissem cenários em que campeões nacionais europeus fiquem fora da competição. Na edição inaugural, Liverpool e Barcelona, que venceram seus campeonatos, não se classificaram.
A movimentação serviria para adiantar outra mudança que a entidade deseja: aumentar o formato do Mundial de Clubes para 48 equipes, algo que tem o apoio da Associação Europeia de Clubes (ECA), mas que esbarra na oposição frontal da Uefa. A pauta ainda será discutida na próxima reunião do conselho da Fifa.
A Fifa também quer que a competição seja disputada bienalmente. Outro ponto que a Uefa se opõe é que essa medida colocaria ainda mais pressão no órgão que comanda o futebol mundial, que já é alvo de críticas e, por isso, estaria disposto a remover a Data-Fifa para aliviar a carga dos jogadores.
Mesmo assim, a segunda Copa do Mundo de Clubes está prevista para ser disputada daqui a quatro anos, mas a Fifa está sob pressão dos principais clubes para que a competição se torne bienal. O Real Madrid teria pedido a mudança durante as negociações com a entidade que gere o futebol no último mês de junho.
Florentino Perez antes de partida na Copa do Mundo de Clubes (Foto: Dan Mullan/Getty Images)
No entanto, a Fifa não pretende antecipar o torneio para 2027. A situação só vai mudar depois de 2029, tendo a perspectiva de um outro torneio ser realizado em 2031.
Clique para comentar