Esporte News Mundo
·4 de septiembre de 2025
Filipe Luís, do Flamengo, entra na mira do Bayer Leverkusen

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·4 de septiembre de 2025
— Continua depois da publicidade —
Filipe Luís, técnico do Flamengo, é um dos técnicos cotados para assumir o comando do Bayer Leverkusen, que demitiu recentemente o holandês Erik Ten Hag. Segundo o jornalista Patrick Scherer do jornal ”Kölner Stadt Anzeiger”, o brasileiro é considerado uma opção ”empolgante”, mas que o clube alemão deve ir atrás de um técnico mais experiente por conta de sua situação.
“Filipe Luís, do Flamengo, é um candidato empolgante – ele se dá muito bem com Simon (Rolfes) [diretor esportivo do Bayer Leverkusen], que já queria contratá-lo quando ele ainda era jogador. (…) Entretanto, considerando a situação em que está (o Bayer Leverkusen), acho que eles vão optar por uma solução menos arriscada”, afirmou o jornalista alemão.
Vale lembrar que, no último mês de julho, Simon Rolfes, diretor esportivo do clube, elogiou publicamente o técnico do Rubro-Negro. A declaração aconteceu durante a pré-temporada do Leverkusen no Rio de Janeiro, quando enfrentou a equipe sub-20 do clube brasileiro.
“Tenho uma boa conexão com o Filipe Luís, nós tentamos contratá-lo em 2019, quando ele estava no Atlético de Madrid, e desde então estamos sempre em contato. É muito interessante ver a transição que ele fez de jogador para treinador do Flamengo, com tanto sucesso”, afirmou na ocasião.
Filipe Luis no jogo entre Flamengo e Internacional pela Libertadores. (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Vale lembrar que Filipe Luís tem contrato até dezembro deste ano. No entanto, José Boto já sinalizou seu desejo de estender seu contrato por mais uma temporada, além de o próprio técnico ter expressado sua vontade de seguir.
Além do ex-lateral-esquerdo, o Bayer Leverkusen também tem interesse em outros candidatos para assumir o cargo vago desde a demissão de Erik Ten Hag. Um deles é o ex-atacante Raúl González, que está sem clube desde que deixou o comando do Real Madrid Castilla.
O espanhol de 48 anos conhece a Bundesliga por conta de sua passagem pelo Schalke 04, entre 2010 e 2012. Após se aposentar das quatro linhas, Raul passou pelas divisões de base do Merengues, subindo as divisões até assumir o Castilla, onde venceu duas Youth League e, apesar das procuras de times profissionais, optou por continuar treinando na base até este ano.
Raul González durante entrevista (Foto: Divulgação/Real Madrid)
Um dos nomes mais experientes cotados para assumir o Bayer Leverkusen é o do grego-australiano Ange Postecoglou, que está sem clube desde que deixou o Tottenham. Além do time alemão, o Fenerbahçe também está interessado no treinador.
Postecoglou, de 58 anos, construiu sua carreira vitoriosa no futebol asiático e, em 2021, assumiu o Celtic, da Escócia. Em duas temporadas em Glasgow, o técnico fez os Hoops voltarem a dominar o futebol depois que o Rangers, maior rival, quebrou sua hegemonia no país. Dois anos depois, em 2025, foi a vez de Ange assumir os Spurs e, apesar de uma passagem de altos e baixos, o australiano quebrou o jejum de 17 anos e fez os Lilywhites voltarem às glórias, mas saiu depois de um acordo comum com a diretoria, apesar de querer ficar no clube.
Ange Postecoglou comemorando o título da Liga Europa (Foto: Carl Recine/Getty Images)
Outros nomes que correm por fora são os alemães Marco Rose e Edin Terzic. Até o momento, os treinos do Bayer Leverkusen vêm sendo comandados por dois auxiliares de Ten Hag, que ficaram no clube, que vai enfrentar o Eintracht Frankfurt no próximo dia 12.