MundoBola
·23 de enero de 2026
Flamengo enfim aprende com erros e muda estratégia de utilização de De La Cruz

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·23 de enero de 2026

Contratado a peso de ouro em dezembro de 2023, De La Cruz acumula poucos minutos em campo desde então devido a diversas lesões - o que levou o Flamengo a mudar a estratégia com o uruguaio.
Segundo o "ge", o Rubro-Negro vai distribuir a minutagem do meia ao longo da temporada. Dessa forma, o clube não pretende utilizar o atleta em partidas de menor importância, principalmente no Campeonato Carioca.
A seleção das partidas em que De La Cruz será poupado ficará a cargo da comissão técnica do Flamengo, em trabalho conjunto com o departamento médico. O clube entende que a medida é necessária, tendo em vista que o uruguaio tem grandes chances de disputar a próxima Copa do Mundo.
Dessa forma, a alta intensidade do torneio de tiro curto pode acabar prejudicando o jogador fisicamente no retorno ao Mais Querido, no segundo semestre. Por isso, o cuidado com o atleta será redobrado ao longo da temporada.

De La Cruz comemorando gol ao lado de Arrascaeta - Foto: Divulgação/Flamengo
Desde 2024, De La Cruz disputou um total de 4.951 minutos com a camisa do Flamengo. Nas duas temporadas, o total de minutos jogados no Campeonato Carioca (1.253) representa pouco mais de 25% de seu tempo em campo.
O clube busca não repetir o cenário de 2024, quando o uruguaio disputou 888 minutos pelo Estadual, que foi a segunda competição em que mais atuou, atrás apenas do Brasileirão, com 1.012 minutos.
Para alcançar o objetivo de ter De La Cruz na "ponta dos cascos", o Flamengo entende que o trabalho físico realizado com Arrascaeta, em 2025, serve como exemplo para Nico.
Vale destacar que o Mais Querido deseja a permanência do uruguaio para 2026. No fim da última temporada, os representantes do jogador chegaram a perguntar ao clube sobre possíveis valores para uma eventual negociação.
O Flamengo, no entanto, afirmou que De La Cruz está nos planos de Filipe Luís e não será negociado. Neste mês, o meia passou por um procedimento regenerativo, não cirúrgico, nos joelhos, com o intuito de reduzir o risco de novas lesões.
En vivo








































