Portal dos Dragões
·21 de diciembre de 2025
Francesco Farioli: “É preciso coragem para tomar decisões sobre o estado atual da arbitragem”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·21 de diciembre de 2025

Na antecâmara de “um jogo complicado” em Alverca (segunda-feira, 18h45) frente a “a segunda melhor equipa no que aos golos esperados diz respeito” e “que está no pódio dos duelos”, Francesco Farioli informou que está “toda a gente recuperada e disponível” e que a ausência de Jan Bednarek deverá ser colmatada por Dominik Prpić ou por Pablo Rosario, antes de a conferência de imprensa rapidamente se desviar para outros assuntos.
O treinador manifestou agrado por contar com “um grande jogador e com muita experiência” como Thiago Silva, destacando que “jogadores deste nível fazem a equipa melhor e ajudam a subir os padrões de exigência”. Abordou igualmente a situação atual da arbitragem com “uma reflexão sobre um problema que é mais profundo do que os erros dos árbitros”: “Quando sentes que o sistema está a falhar constantemente, é algo que tens de apontar porque é preciso respeitar o nível e a justiça desta competição. É preciso coragem para tomar decisões porque esta situação está a ficar insustentável. O VAR foi lançado para ajudar os árbitros a corrigir decisões difíceis porque o ritmo do jogo é alto e é difícil o árbitro acompanhar todos os pormenores em campo, mas agora parece que é uma ferramenta que serve para julgar a atuação do árbitro.”
Questionado sobre a janela de transferências que abre a 1 de janeiro, o técnico assegurou que o clube está “a trabalhar nos bastidores”, “ao ritmo certo”, e acrescentou que “o presidente está muito motivado para tentar reforçar a equipa da melhor forma para ser mais competitiva”.
O estado atual da arbitragem“Não. A minha reflexão não é sobre os erros dos árbitros ou sobre algum caso individual, porque acredito que os erros fazem parte do jogo. Os jogadores e os treinadores também erram. Os erros dos árbitros são normais. O problema é mais profundo do que isso. Quando sentes que o sistema está a falhar constantemente, é algo que tens de apontar porque é preciso respeitar o nível e a justiça desta competição. O comunicado do Clube foi muito claro em todos os pontos. É preciso coragem para tomar decisões porque esta situação está a ficar insustentável.”
O papel do VAR“Na linha lateral, o quarto árbitro está sempre a pedir-me para me acalmar, porque é difícil ver tantas interrupções e cartões aos bancos, significa que algo está a sair fora do controlo. Não é possível que haja mais tempo de reclamação do que da bola a rolar. Temos de falar sobre a forma como o VAR está a ser usado no futebol. O VAR foi lançado para ajudar os árbitros a corrigir decisões difíceis porque o ritmo do jogo é alto e é difícil o árbitro acompanhar todos os pormenores em campo, mas agora parece que é uma ferramenta que serve para julgar a atuação do árbitro. De uma coisa que nasceu para ajudar, transformou-se em algo que traz medo porque, se o árbitro for ao monitor, vai ser julgado. Acho que temos de repensar isso, é importante fazer essa análise. Agora quero focar-me no jogo de amanhã, é a nossa prioridade, e pode ser que este tópico seja resolvido no futuro próximo para bem de todos os intervenientes.”









































