Zerozero
·19 de diciembre de 2025
Futebol nórdico de luto: Age Hareide falece aos 72 anos

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·19 de diciembre de 2025

O antigo jogador, treinador e selecionador Age Hareide faleceu esta quinta-feira, colocando todo o futebol nórdico de luto. Segundo a imprensa local, Hareide faleceu após lutar contra um cancro, que tinha sido descoberto no final de julho.
«O meu pai adormeceu durante a noite - em casa, com a família à sua volta. Jogou agora o seu último jogo. Estamos eternamente gratos por todo o carinho que recebemos durante a sua doença», afirmou o filho, em declarações reproduzidas pelo portal VG.
A carreira de jogador teve início na década de 70, ao serviço do Hodd, tendo representado posteriormente o Molde. Em 1981/82 rumou ao Manchester City, antes de atuar ao serviço do Norwich City na época seguinte. Regressou à Noruega em 1984, terminando a experiência de jogador profissional com as cores do Molde.
Enquanto treinador, Hareide protagonizou uma longa e titulada carreira. Além de passagens por diversos emblemas nórdicos - como Helsingborgs IF, Brondby IF ou Rosenborg, o ex-médio teve ainda presença no futebol internacional.
Isto porque Hareide orientou as seleções da Noruega, Dinamarca e, mais recentemente, da Islândia.
Lise Klaveness, presidente da federação norueguesa, comentou a perda: «Partiu um pilar do futebol norueguês. Um homem que marcou o nosso desporto de inúmeras formas e que significou muito para tantas pessoas. Age era um líder competente e amado, um treinador e colega que combinava ambição, humor e acessibilidade de uma forma única.»









































