Galo inicia série de homenagens a figuras históricas | OneFootball

Galo inicia série de homenagens a figuras históricas | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Clube Atlético Mineiro

Clube Atlético Mineiro

·31 de julio de 2025

Galo inicia série de homenagens a figuras históricas

Imagen del artículo:Galo inicia série de homenagens a figuras históricas

Neste domingo, 3 de agosto, o Atlético e o Centro Atleticano de Memória, com o apoio do Instituto Galo, darão início a uma série de homenagens a grandes personagens que marcaram a história alvinegra com sua paixão e dedicação (veja a lista abaixo).

A cerimônia será realizada às 17h, na Galeria da Memória Atleticana, situada em frente à futura entrada do Museu do Galo, no terceiro andar da Arena MRV, no setor ArcelorMittal (camarotes). O evento antecede a partida entre Atlético e Red Bull Bragantino, válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcada para começar às 18h30.


OneFootball Videos


A iniciativa tem como objetivo eternizar nomes que, de diferentes formas, contribuíram para a construção do sentimento atleticano ao longo das décadas.

Nesta primeira solenidade, sete personalidades serão homenageadas in memoriam, todas elas se conectam com o Atlético através da música, seja nos Hinos ao Clube ou com a lendária Charanga do Galo. Para tanto, haverá a instalação de placas comemorativas no hall de camarotes da Arena MRV. As famílias dos homenageados estarão presentes e receberão certificados de agradecimento, entregues pelo Atlético e pelo Centro Atleticano de Memória.

As homenagens contarão com a presença do acionista majoritário da SAF Atleticana, Rubens Menin, do presidente do Clube Atlético Mineiro, Sérgio Coelho, da presidente do Instituto Galo, Maria Alice Coelho e do presidente do Centro Atleticano de Memória, Emmerson Maurilio. Na ocasião, será feita a revelação simbólica das placas, marcando oficialmente a inauguração da galeria de homenageados.

A solenidade contará ainda com a presença de membros da Charanga do Galo atual, além de crianças e adolescentes do projeto social musical do Instituto Galo, que farão uma apresentação especial com o Hino Oficial do Clube. O mascote Galo Doido também marcará presença na celebração.

As apresentações e homenagens começarão, impreterivelmente, às 17h.

O projeto de homenagens seguirá ao longo do ano de 2025, valorizando e eternizando a memória de figuras fundamentais para o fortalecimento da identidade e da história do Atlético.


Os homenageados da primeira etapa:

Júlio Firmino da Rocha (Júlio, o “Mais Amigo”) Fundador da lendária Charanga do Júlio, hoje conhecida como Charanga do Galo, foi símbolo de dedicação e amor incondicional ao Atlético, dentro e fora dos estádios.

Vítor Trajano Bastos Conselheiro e chefe de torcida nas décadas de 1950 e 1960, popularizou o grito de “Galo” e fundou a histórica Charanga do Vítor.

João Bonsucesso de Morais (Bororó) Figura emblemática das arquibancadas, foi a alma da Charanga do Galo por décadas, levando música e emoção aos jogos do Atlético.

José Ferreira Veloso (Veloso) Músico e um dos membros mais antigos da Charanga do Galo, sua trajetória é marcada por décadas de amor ao clube e à torcida.

Vicente Mota Autor do Hino Oficial do Clube Atlético Mineiro. Uma das melodias mais entoadas pela torcida atleticana, sua criação embala e emociona gerações em arquibancadas de todo o mundo.

Djalma Andrade Jornalista, poeta e escritor, foi o responsável pela letra do primeiro hino do Atlético, composto em 1928.

Augusto Moreira Maestro e professor, deu vida à melodia do primeiro hino atleticano, uma marcha vibrante que simboliza a garra do Clube em seus “valentes combates”.

Siga o Galo nas redes sociais: @atletico

  • Youtube
  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • Blue Sky
  • Flickr
  • Threads
Ver detalles de la publicación