Zerozero
·9 de febrero de 2026
Golo da vitória aos 17 anos: sabe há quanto tempo tal não acontecia no Benfica?

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·9 de febrero de 2026

Após várias iniciativas sem a concretização desejada, o Benfica socorreu-se da arma secreta Anísio Cabral para somar mais três pontos na I Liga, em casa, frente ao FC Alverca, em jogo a contar para a jornada 21 do campeonato português. O jogo esteve amarrado durante largos minutos, até que surgiu o jovem avançado com um 'toque de Midas' para resolver.
O camisola '72' das águias rubricou, assim, o tento da vitória na receção aos alverquenses e recolocou todos os holofotes e atenções sobre si - aliás, é mais exceção do que realidade ter um jogador tão novo a decidir partidas tão importantes com tão escassos minutos para o conseguir.
Assim sendo, o golo de Anísio representa, também, um feito histórico, já que o Benfica não vencia com uma finalização certeira de um jogador tão jovem [17 anos, 11 meses e 25 dias] há 50 anos - ou seja, desde 1976 que tal não acontecia no universo encarnado, segundo nos diz o nosso PlaymakerStats.
Para encontrar igual, é preciso recuar meio século, mais precisamente até à temporada 1976/77. No jogo frente à Académica OAF, Chalana - na altura com 17 anos, sete meses e 16 dias - rubricou o tento que garantiu o triunfo encarnado na receção aos estudantes.
Antes disso, também Espírito Santo [17 anos, dois meses e 12 dias], na longínqua época 1936/37, bisou frente ao Vitória FC, fora de portas, para conferir a vitória do Benfica, logo na primeira jornada da prova em questão.
Anísio Cabral tem se afirmado, assim, como um amuleto para o conjunto da Luz, que foi salvo pelo jovem avançado goleador no passado domingo, frente ao FC Alverca. Figura de destaque no Mundial de sub-17, o ponta de lança leva cerca de 30 minutos pela equipa principal lisboeta, tendo anotado, nesse período, dois golos.









































