oGol.com.br
·20 de agosto de 2025
Início avassalador, sofrimento e alívio: São Paulo bate Atlético Nacional nos pênaltis e avança

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·20 de agosto de 2025
Foi sofrido, suado, mas o São Paulo garantiu seu lugar nas quartas de final da Libertadores. Na noite desta terça-feira, o Tricolor recebeu o Atlético Nacional, da Colômbia, no Morumbis, e, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, levou a melhor nos pênaltis e venceu por 4 a 3.
Com o resultado, o time comandado por Hernán Crespo avança mais um degrau na principal competição do continente sul-americano e agora aguarda o vencedor de LDU e Botafogo para conhecer seu próximo adversário.
O São Paulo surpreendeu até o seu torcedor mais otimista com um início de jogo avassalador. Logo no primeiro minuto, após boa combinação pela direita, André Silva colocou na área, Rodriguinho escorou e Cédric só não balançou as redes pois a defesa colombiana salvou em cima da linha.
No lance seguinte, porém, o Tricolor abriu o placar. Cédric Soares cobrou escanteio da esquerda, Alan Franco desviou na primeira trave e André Silva completou para o fundo das redes.
Com a vantagem, o time comandado por Hernán Crespo teve tranquilidade e sabedoria para administrar a vantagem, controlou bem o meio campo e deu poucas brechas para o adversário.
Do outro lado, apesar do cenário adverso, o Atlético Nacional ainda tentou esboçar uma reação pouco antes do intervalo e chegou a assustar com chute de Morelos de fora, mas Rafael apareceu bem para salvar os são-paulinos.
Com a obrigação de buscar o resultado, o time colombiano voltou mais agressivo para o segundo tempo e criou problemas para a defesa tricolor, especialmente no corredor central.
Aos 16, Hinestroza atacou bem por dentro, se aproximou da entrada da área e bateu cruzado. Rafael fez a defesa, se manteve atento e também salvou o rebote nos pés de Morelos.
Minutos depois, não teve jeito. Após troca de passes pela direita, Hinestroza recebeu nas costas da marcação e rolou para Morelos, que foi atropelado por Enzo Díaz na área. Pênalti, que foi confirmado após recomendação do VAR. Na cobrança, o próprio Morelos foi para a bola, bateu firme e deixou tudo igual.
Depois do gol de empate, Cardona (o mesmo que perdeu dois pênaltis no jogo de ida) provocou Ferraresi de forma acintosa, recebeu o segundo amarelo e foi expulso, deixando os colombianos com um homem a menos.
Apesar da vantagem numérica, o São Paulo sentiu o golpe e, apesar do grande volume no ataque e das chances criadas, não conseguiu mexer no placar agregado, que seguiu igual até o minuto final.
A disputa por pênaltis começou favorável para o São Paulo. Logo na primeira cobrança, Rafael foi gigante e parou a batida de Uribe. A vantagem foi confirmada por Lucas Moura, mas durou pouco.
Logo na segunda série de penalidades, Marcos Antônio caprichou demais e carimbou o travessão, permitindo a igualdade aos colombianos, que marcaram em sequência com Campuzano, Morelos e Tesillo.
A disputa seguiu empatada até a quinta e última cobrança. Foi quando Hinestroza, grande nome do Atlético nesta Libertadores, foi para a bola, deslocou Rafael, mas acertou a trave.
Restou ao defensor Cédric Soares o protagonismo da cobrança decisiva a favor do Tricolor. O português foi para a bola com frieza, deslocou Ospina e colocou o São Paulos nas quartas de final da Libertadores.
En vivo